AUDIÊNCIA PÚBLICA

Câmara vai discutir direitos dos moradores de ocupações

Em pauta, comunidades Rosa Leão, Vitória e Esperança

terça-feira, 25 Março, 2014 - 00:00
Região do Isisidoro, no vetor norte de BH (Foto: Portal PBH)

Região do Isisidoro, no vetor norte de BH (Foto: Portal PBH)

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor vai discutir, na próxima quinta-feira (27/3), a situação de ocupações situadas na região Norte da capital. Audiência pública requerida pelo vereador Adriano Ventura (PT) vai tratar do acesso à educação e à saúde por parte de moradores das comunidades Rosa Leão, Vitória e Esperança, localizadas na região do Isidoro, nos limites com os municípios de Santa Luzia e Sabará. O encontro vai ocorrer às 10h, no plenário Helvécio Arantes e é aberto à participação popular.

Atualmente, de acordo com o próprio movimento, cerca de 8 mil famílias vivem nas três comunidades, em ocupações assentadas em terrenos de propriedade de particulares e da Prefeitura. Além de questões associadas à moradia, um dos problemas enfrentados pela comunidade estaria ligado à dificuldade de acesso a serviços básicos, como saúde e educação, uma vez que, por estarem assentados em terrenos irregulares, os moradores não têm comprovante de endereço.

Foram convidados para a audiência pública, dentre outros, moradores das três ocupações, representantes da Defensoria Pública de Minas Gerais, do Ministério Público, da Comissão Pastoral da Terra, das Brigadas Populares e das secretarias municipais de Educação, de Saúde e adjuntas de Direitos de Cidadania e Assistência Social.

Superintendência de Comunicação Institucional