EDUCAÇÃO

Remarcada audiência sobre proibição de linguagem neutra e agendado debate sobre Escola Aberta

Aprovada, ainda, mudança de data e horário de audiência que debaterá PL sobre ensino da Língua Portuguesa nas escolas

quinta-feira, 1 Julho, 2021 - 15:45
Vereadoras Marcela Trópia, Flávia Borja, Duda Salabert, Professora Marli, Iza Lourença e Macaé Evaristo, em reunião da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, nesta quinta-feira (1º/7)

Foto: Abraão Bruck / CMBH

Prevista para esta quinta-feira (1º/7), a audiência publica que discutiria o Projeto de Lei 54/2021, que dispõe sobre o direito ao aprendizado da língua portuguesa de acordo com as normas e orientações legais de ensino e proíbe expressamente a ‘linguagem neutra’, foi remarcada para a o dia 8 de julho, às 13h. A nova data foi definida pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, em reunião nesta quinta, quando também foi agendada para o dia 15 de julho, às 13h, audiência pública para discutir o retorno do Programa Escola Aberta, que consiste na abertura das escolas aos finais de semana e à noite, visando potencializar a parceria entre a instituição e a comunidade, com a oferta de atividades educativas, culturais, esportivas e de formação inicial para o trabalho e geração de renda.

Língua portuguesa

A pedido do vereador Nikolas Ferreira (PRTB), foi aprovada alteração de data e horário de audiência que debaterá o PL 54/2021, que garante aos estudantes do Município o direito ao aprendizado da língua portuguesa, de acordo com normas e orientações legais de ensino e proíbe expressamente a ‘linguagem neutra’ na grade curricular e no material didático de instituições de ensino públicas ou privadas, assim como em editais de concursos públicos. O debate ficou marcado para a próxima quinta (8/7), às 13h, no Plenário Helvécio Arantes, com alteração da lista de convidados.

Escola Aberta

Requerida pelo vereador Léo (PSL), audiência pública a realizar-se no dia 15 de julho, às 13h, no Plenário Helvécio Arantes, vai discutir o retorno do Programa Escola Aberta. Segundo a Prefeitura, o objetivo do programa é contribuir para a melhoria da qualidade da educação, inclusão social e construção de uma cultura de paz. Pretende-se, ainda, ampliar as oportunidades de acesso a espaços de promoção de cidadania e contribuir para a redução da violência escolar, por meio da melhoria do capital social e humano nas comunidades.

Participaram da reunião as vereadoras Marcela Trópia (Novo), que preside a comissão, Flávia Borja (Avante), Duda Salabert (PDT), Professora Marli (PP), Iza Lourença (Psol) e Macaé Evaristo (PT), e o vereador Rubão (PP).

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comuinicação Institucional

18ª Reunião Ordinária - Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo