MOBILIDADE URBANA

Comissão quer abertura de rua sem saída no bairro Coqueiros

Conexão pode aliviar o trânsito na região; contrato da PBH com a Prefeitura de Mateus Leme também gerou pedido de informação

quinta-feira, 31 Outubro, 2024 - 18:45
Os vereadores Braulio Lara e José Ferreira estão sentados no plenário. Uma segurança está em pé ao fundo, junto à porta.

Foto: Dara Ribeiro/CMBH

Um centro de saúde, duas escolas municipais e um centro de vivência agroecológica no espaço de dois quarteirões. O cenário é da Rua Eneida, no bairro Coqueiros, região Noroeste da capital. O impacto da concentração de serviços no trecho foi relatado por José Ferreira (Podemos) na reunião da Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços desta quinta-feira, 31 de outubro. “Pensa no caos quando tem movimento nos três equipamentos públicos. Ali vira uma situação muito crítica, que a população tem reclamado muito”, afirmou. A questão foi tema de um pedido de informação ao Executivo. No documento, os vereadores incentivam o poder público a abrir uma conexão entre a Rua Eneida e a Rua Antônio Peixoto, a fim de favorecer o fluxo de veículos. Durante a reunião, também foi aprovado pedido de informação sobre o convênio da PBH com a Prefeitura de Mateus Leme, na região metropolitana, para concessão de gratuidade nas passagens de ônibus da capital a moradores da cidade que sejam pessoas com deficiência (PCDs). A comissão ainda fez um pedido de informação sobre os locais de funcionamento da Superintendência de Mobilidade (Sumob) e agendou visita técnica para melhoria de trânsito no bairro Canaã, na regional Venda Nova. Confira o resultado completo da reunião.

Melhoria do trânsito

A abertura do final da Rua Antônio Peixoto pode ser uma das chaves para aliviar o trânsito intenso no entorno dos serviços oferecidos pela prefeitura no bairro Coqueiros. No Requerimento de Comissão 2187/2024, os parlamentares perguntam à PBH se já existe algum estudo técnico para que o local receba essa obra e, em caso negativo, indica que o Executivo analise essa possibilidade, que beneficiaria toda a comunidade do bairro. “O objetivo é pegar informações com as secretarias para ver se há a possibilidade de fazer essa abertura, porque nós já temos recursos direcionados para esse lugar”, afirmou José Ferreira, autor do documento. 

Gratuidade para PCDs de Mateus Leme

Um convênio celebrado entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a Prefeitura de Mateus Leme, na região metropolitana de Belo Horizonte, também foi tema de pedido de informação ao Executivo durante a reunião presidida por Braulio Lara (Novo). Assinado por Fernanda Pereira Altoé (Novo), o Requerimento de Comissão 2160/2024 pergunta como o benefício de gratuidade nas passagens de transporte coletivo da capital será utilizado na prática pelos moradores de Mateus Leme e a projeção de usuários que farão uso do convênio. O documento questiona, ainda, se todos os moradores de Belo Horizonte que têm deficiência possuem acesso ao cartão BHBus Benefício Inclusão e o valor que essa gratuidade custa aos cofres públicos.

O direito de andar de ônibus sem pagar passagem é concedido às pessoas com deficiência em Belo Horizonte e estendido aos moradores de cidades da região metropolitana que celebram convênio com a PBH. Para conseguir o cartão BHBus Benefício Inclusão, é necessário comprovar a deficiência por meio da apresentação de laudos médicos ou comparecimento em uma perícia realizada por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. O cartão tem limite de seis utilizações por dia para residentes de BH e quatro para quem é de outro município.

Sedes da BHTrans e da Sumob

Também de autoria de Fernanda Pereira Altoé, outro documento aprovado pelos parlamentares, o Requerimento de Comissão 2163/2024, solicita informações à Prefeitura a respeito de onde está funcionando a sede da BHTrans e porque a Sumob, localizada em um imóvel da rua Goitacazes, no Barro Preto, região Centro-sul de BH, não ocupa o mesmo edifício que a empresa de transportes.

Visita técnica

A fim de avaliar condições para a implantação de mão única na Rua Zaire, esquina com a Rua Somália, no bairro Canaã, região de Venda Nova, os vereadores agendaram uma visita técnica. A ida ao local está prevista para ocorrer no dia 8 de novembro, às 11h.

Assista à reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional
35ª Reunião Ordinária: Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços