SISTEMA VIÁRIO

Moradores pedem obras para melhoria da mobilidade na Pampulha

Demanda envolve abertura de vias nos Bairros Outro Preto e Paquetá

quinta-feira, 29 Outubro, 2015 - 00:00
Em audiência, vereadores discutiram sugestões obras para melhoria da mobilidade na Pampulha. Foto: Rafa Aguiar

Em audiência, vereadores discutiram sugestões obras para melhoria da mobilidade na Pampulha. Foto: Rafa Aguiar

Moradores dos Bairros Paquetá e Ouro Preto reivindicam aberturas de vias na região para melhorar o trânsito. Representantes de associações comunitárias locais foram recebidos nesta quinta-feira (29/10) pela Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, que realizou audiência pública requerida pelo vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares (PV). Segundo os participantes da reunião, a abertura de vias conectaria as Ruas Brasiléia, Cândido Naves Tambasa e Bernardo Belém de Lima a vias de maior parte, melhorando a mobilidade e reduzindo os frequentes congestionamentos no local. Representantes da BHTrans recolheram as sugestões e informaram que levarão as demandas para apreciação na empresa. Já o requerente da audiência propôs o envio de pedidos de informação à PBH, no intuito de recolher dados que auxiliem o estudo da viabilidade das obras.

Na prática, associações de moradores locais pedem a abertura de quatro trechos. O primeiro, conforme aparece na imagem abaixo, permitiria a que a Rua Brasiléia, interrompida por um terreno de cerca de 120m de largura, tenha seus dois trechos conectados, o que facilitaria a passagem do Bairro Paquetá para o Ouro Preto e o acesso à Av. Fleming.

Como lembrou o vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares, a intervenção poderia favorecer a mobilidade na região. A eventual realização da obra, no entanto, demandaria a realização de estudo sobre os impactos ambientais, uma vez que o lote pode ser abrigo de nascentes.  

A abertura de outros dois trechos similares, na Rua Cândido Naves Tambasa, interceptada em dois pontos por lotes fechados, também está na pauta de reivindicação dos moradores. Conforme informado na reunião, em um dos trechos, a abertura já estaria planejada. O terreno que intercepta a rua será ocupado por um empreendimento imobiliário e obra de ligação da via já estaria incorporada ao projeto. No tocante à demanda de abertura do segundo trecho, ainda não existe informação se o lote que impede a continuidade da Rua Cândido Naves é público ou privado, bem como a respeito da existência ou não processo de licenciamento para obras no local.  

Por fim, os moradores que compareceram à audiência reivindicam ainda a abertura de um quarto trecho, dessa vez ligando a Rua Bernardo Belém de Lima à Av. Carlos Luz, nas imediações da Escola de Educação Física da UFMG. No local, um dos problemas que dificultaria a intervenção é o fato do espaço estar ocupado por particulares.

Diante das reinvindicações dos moradores, o representante da BHTrans esclareceu que levará as demandas à empresa, para que a viabilidade e os impactos de eventuais intervenções sejam estudados. Já o vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares propôs o envio de ofício ao Executivo solicitando esclarecimentos para identificar, nos casos que ainda pairam dúvidas, quais dos terrenos são públicos ou privados. No caso da existência de terrenos públicos, o vereador ainda quer saber se há previsão de extensão para conexão das vias e quais seriam os eventuais prazos propostos. No caso de terrenos privados, o pedido de informação visa averiguar se há processo de licenciamento de obras em curso.

Os vereadores Tarcísio Caixeta (PT) e Doutor Sandro (Prso) também compareceram à reunião da comissão.

Veja o vídeo completo.

Superintendência de Comunicação Institucional