Bairro São José

PBH promete limpeza e cercamento de área usada para descarte de lixo

Há projeto para implantação de área verde e equipamento esportivo no local, mas não foi definido prazo para que isso ocorra

terça-feira, 22 Agosto, 2017 - 19:45
Visita técnica da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana a terreno público localizado na Rua Mary Aparecida, esquina da Avenida Violeta de Melo, no Bairro São José

Foto: Abraão Bruck / CMBH

Terreno público localizado na Rua Mary Aparecida, esquina da Avenida Violeta de Melo, no Bairro São José, na região da Pampulha, recebeu a visita técnica da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, nesta terça-feira (22/8), por conta de denúncias de uso da área para descarte ilegal de lixo por carroceiros e moradores. A comunidade local solicita a limpeza e o cercamento do terreno até que sejam implantadas intervenções como uma via de acesso entre as Ruas Mary Aparecida e Flagelação, equipamento esportivo e área verde. Já existe um projeto, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que contempla o aproveitamento da área para a prática de atividades desportivas e espaço de preservação ambiental, no entanto, a prefeitura informou que não há prazo para a execução de tais intervenções.

De acordo com Neuza Fonseca, coordenadora da Regional Pampulha, será realizado um levantamento topográfico com o objetivo de identificar com exatidão os limites da área pertencente ao poder público. A coordenadora também se comprometeu a limpar e a cercar o terreno para evitar que haja descarte ilegal de lixo no local. A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) também será acionada para que sua equipe de mobilização social realize campanha de conscientização junto aos moradores com o objetivo de inibir o uso do terreno como bota-fora.

Obras do PAC

A prefeitura assegurou que há o interesse de viabilizar a execução de obras que permitam que o terreno público atenda aos interesses da coletividade. O projeto do PAC para a região já prevê a implantação de área verde e de quadra poliesportiva.

Moradores, por sua vez, solicitam que a quadra poliesportiva que consta do projeto seja substituída por um campo de futebol com espaço para administração, vestiários, arquibancada e iluminação adequada a partidas noturnas. De acordo com Paulo Roberto de Oliveira, morador do bairro há 50 anos, já há quadras poliesportivas construídas por meio do PAC na região, no entanto, falta um campo público de futebol para atender a comunidade.

Outra demanda dos moradores é a construção de uma via de acesso para pedestres entre as Ruas Mary Aparecida e Flagelação. A ligação garantirá acesso mais ágil a transeuntes que precisam fazer uso de equipamentos públicos como o centro de saúde local. Além disso, permitirá que os moradores cortem caminho para chegar ao comércio e acessar as linhas de ônibus. A prefeitura informou que irá analisar a possibilidade de a demanda ser executada.

Acúmulo de lixo

O acúmulo de lixo e entulho atrai insetos, roedores e animais peçonhentos, colocando em risco a saúde de moradores e visitantes da região. O bota-fora irregular traz prejuízos ao meio ambiente, gera mau cheiro e poluição visual. O vereador Rafael Martins (PMDB), requerente da visita técnica, classificou a atividade como produtiva, uma vez que a prefeitura se comprometeu a limpar e a cercar o local, de modo a inibir o descarte ilegal de lixo. O parlamentar, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, destacou, ainda, que a área usada como bota-fora fica próxima a uma nascente, o que torna ainda mais necessária a ação do Executivo para coibir o descarte ilegal de lixo.

A limpeza e o cercamento da área também irão inibir os riscos gerados pela queima do lixo por moradores. Atualmente, quando o acúmulo de rejeitos é grande, membros da comunidade ateiam fogo na área, o que gera ameaças para a rede elétrica, o meio ambiente e os moradores do entorno.

De acordo com a coordenadora da Regional Pampulha, o cercamento da área consta como uma das prioridades do planejamento da Regional Pampulha, no entanto, ainda não há prazo definido para que seja executado.

Superintendência de Comunicação Institucional

[flickr-photoset:id= 72157685427133504,size=s]