Vereadores mirins vão a Brasília para votação de projetos de lei
Antes da viagem, nesta terça (17/10), os estudantes participam de reunião preparatória na Secretaria Municipal de Educação

Dando continuidade às atividades da 10ª Legislatura do projeto Câmara Mirim, em 2017, os pequenos parlamentares representarão Belo Horizonte na próxima quinta e sexta-feira (19 e 20/10), na Câmara Mirim Federal. Junto com jovens de todo o país, os estudantes de 11 escolas públicas da capital realizarão reuniões de comissões, além de discutir e votar projetos de lei em plenário. Para prepará-los para a viagem a Brasília, nesta terça (17/10), de 13h30 às 15h30, os alunos do 3º ciclo do ensino fundamental participarão de palestra na Secretaria Municipal de Educação, sobre “Poder Legislativo e Cidadania”. Na oportunidade, serão apresentados conceitos relacionados ao trabalho em nível federal, como bancada, liderança, relatoria e parecer.
Em Brasília, a Câmara Mirim Federal propõe uma simulação de atividades legislativas, como reunião de Comissão Especial e Sessão Plenária, onde os alunos discutirão e votarão projetos selecionados entre os encaminhados ao Plenarinho, por estudantes de todo o país.
O Projeto
O Câmara Mirim é um projeto de educação para a cidadania, promovido pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. A partir da edição 2015, agregou-se como parceiro o Centro Pedagógico (CP) da UFMG. Ao participar das atividades, os estudantes têm a oportunidade de aprender sobre os poderes do Estado, em especial o Legislativo, quando discutem problemas relativos às comunidades locais e a toda a cidade.
Além do Centro Pedagógico, são selecionadas dez escolas da rede municipal de Educação, tendo como critério a indicação de uma escola por regional. As escolas, por sua vez, organizam o processo eleitoral dos 45 vereadores mirins que comporão a legislatura vigente. Compõem o eleitorado da Câmara Mirim alunos do 3º ciclo do ensino fundamental, podendo candidatar-se somente alunos de 12 a 15 anos. Os estudantes passam a se reunir uma vez por mês, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, onde aprendem sobre processo legislativo, desenvolvem habilidades de oratória e trabalho em equipe, discutem problemas das comunidades e formulam propostas para solucioná-los.
Ao final do projeto, os vereadores mirins discutem e votam as propostas, em sessão plenária. As matérias aprovadas são encaminhadas para a Comissão de Participação Popular da Câmara Municipal que, após análise de viabilidade, pode apresentá-las para tramitação regular no Legislativo Municipal.
Superintendência de Comunicação Institucional