EDUCAÇÃO INFANTIL

Escola Prof. Cláudio Brandão passará por reformas para melhorar o atendimento no ensino fundamental

Intervenções incluem cobertura da área de lazer e obras em rampa de acesso

sexta-feira, 13 Abril, 2018 - 15:00
Vereador Gilson Reis e Fabiano Camilozi, vice-diretor da Escola Municipal Professor Cláudio Brandão, em visita técnica à escola

Karol Barreto / CMBH

Desde o início do ano, a Comissão de Educação tem realizado visitas técnicas a escolas públicas da Capital, no intuito de avaliar as condições estruturais e de funciomaneto das unidades. Nesta sexta-feira (13/4), foi a foi a vez da Escola Municipal Professor Cláudio Brandão receber representantes do colegiado. Na visita, requerida pelo vereador Gilson Lula Reis (PCdoB), foi constatada a supressão de turmas de alunos de 4 a 5 anos. Atualmente, apenas 23 estudantes estão matriculados na educação infantil e a expectativa é que a oferta de vagas para essa faixa etária seja encerrada na unidade a partir do ano que vem.  A direção informou que estão previstas obras de qualificação do espaço, que atende cerca de 250 alunos, a maior parte deles matriculada no ensino fundamental. 

Com 53 anos de existência, a Escola Municipal Professor Cláudio Brandão possui, além de uma única turma da educação infantil, 9 turmas do ensino fundamental de 1º e 2º ciclos, com 250 alunos. No início deste ano, o número de turmas da educação infantil foi reduzido, devido à abertura de vagas para a escola integrada.

A escola possui uma quadra de esportes, sendo que o acesso dos estudantes ocorre somente por meio de uma longa e inclinada escada. De acordo com Gilson Lula Reis, as caracterisitcas topográficas do terreno dificultam a locomoção dos alunos.

Segundo o vice-diretor da escola, Fabiano Camilozi, uma obra está prevista para corrigir uma rampa, que funciona como corredor de passagem no horário do lanche, ao lado de uma pequena área de lazer. A obra prevê ainda o tapemento de uma canaleta e o nivelamento de parte do terreno. Outra intervenção já autirizada inclui a instalação de um toldo na área de lazer. 

Remanejamentos

Conforme lembrou o vereador Gilson Lula Reis (PCdoB), diferentemente do ocorrido em várias outras unidades da rede, a Escola Municipal Cláudio Brandão não passou por processo de reestrução de insfraesturutra para receber alunos da educação infantil. Diante disso, o parlamentar destacou que a única turma de estudantes da educação infantil da escola poderia ser melhor atendida na Escola Municipal Nossa Senhora do Amparo, localizada a menos de 500 metros de distância. Segundo ele, o espaço, que foi visitado pela Comissão de Educação na última quinta (12/4), conta com equipamentos adequados para o público infantil, após passar passar por um processo de revitalização nos últimos meses. 

Superintendência de Comunicação Institucional

[flickr-photoset:id=72157667759810268,size=s]