A SAVASSI É DA GENTE

Usuários pedem ampliação de projeto que promove esporte e lazer aos domingos

Ativistas cobraram ampliação de ciclofaixas; parlamentares defenderam replicação da experiênca em outras Regionais

quarta-feira, 4 Abril, 2018 - 14:00

Foto: Bernardo Dias / CMBH

A manutenção do programa “A Savassi é da gente”, projeto piloto implantando pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) há pouco mais de um ano, foi tema de debate em audiência pública realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, nesta quarta-feira (4/4). Parlamentares, poder público, frequentadores e moradores da região discutiram sobre a frequência do público, as atividades oferecidas e o impacto para a comunidade local, e defenderam a continuidade do projeto na região, bem como em outros pontos da capital. Durante a reunião, ainda foi discutida a possibilidade de criação de ciclo faixas para ligar a Savassi a outras vias da capital, bem como uma maior divulgação do evento.

Promovido pela PBH, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), o programa “A Savassi é da gente” acontece todos os domingos, de 7h as 14h, horário em que o trecho compreendido entre as Avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo fica temporariamente interditado para o trânsito de veículos. Com a proposta de promover a livre convivência nas ruas e locais públicos, o programa estimula a prática de lazer, esporte e cultura ao ar livre.

Manutenção do projeto

Requerente da atividade, o vereador Gabriel (PHS) destacou que o projeto, que tem atraído cada vez mais pessoas para a região aos domingos, pode ser melhorado, principalmente no que diz respeito à realização de mais eventos culturais, bem como com a interligação da Savassi a outros espaços da cidade, por meio de ciclo faixas. O representante da BHTans, Luís Fernando Libanio, se dispôs a apresentar um projeto, dentro de 30 a 60 dias, para viabilizar a instalação destas ciclo faixas ligando, inicialmente, as principais vias da região centro-sul.

Questionado pelo vereador Mateus Simões (Novo) acerca da necessidade de fechamento das duas mãos da Avenida Getúlio Vargas para a realização do projeto, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Elberto Furtado Júnior, esclareceu ser necessário o fechamento das vias nos dois sentidos, uma vez que a programação aos domingos inclui atividades esportivas e a presença de muitas crianças no local, o que demanda cuidado especial com a segurança.

O vereador Pedro Patrus (PT) reforçou a necessidade de promover uma maior articulação da PBH com outros órgãos, como a Secretaria Municipal de Cultura, bem como de levar o projeto para outras regiões de BH. Furtado Júnior afirmou que o programa “A Savassi é da gente” é um projeto piloto que está em expansão, e que a previsão da PBH é que o evento seja realizado em cada uma das nove regionais da capital.

Valorização da cidade

De acordo com o presidente da Associação de Moradores e Amigos da Savassi (Amas), Nelson Galizzi, o projeto “A Savassi é da gente” representa uma cultura de valorização da cidade para as pessoas de todas as regiões. Galizzi ainda afirmou que o evento tem potencial para receber um público muito maior, e sugeriu que o programa fosse amplamente divulgado pelo poder público para incentivar a participação da população.

Representante da Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte - BH em Ciclo, Cristiano Scarpelli admitiu que o projeto é exitoso e precisa ser mantido. Como sugestão, Scarpelli  aponta a necessidade de promover mais atividades durante o evento, como campanhas educativas e de conscientização sobre saúde. 

Superintendência de Comunicação Institucional

[flickr-photoset:id=72157665396932497,size=s]