VISITA TÉCNICA

Após reclamações de usuários, centro de esterilização animal será fiscalizado

Segundo denúncias, unidade da Regional Oeste apresenta problemas na estrutura e na qualidade do atendimento prestado 

quarta-feira, 25 Julho, 2018 - 16:15
Fachada do Centro de Esterilização de Cães e Gatos Oeste, no Bairro Salgado Filho

Foto: Google Streetview

Deficiências estruturais, mau estado de conservação, telefone permanentemente ocupado ou não atendido, má vontade de funcionários e longo tempo de espera para a realização do procedimento vêm sendo apontados de forma recorrente por usuários do Centro de Esterilização de Cães e Gatos Oeste. Para verificar de perto as condições gerais da unidade e ouvir os responsáveis, a Comissão de Saúde e Saneamento realizará visita técnica ao local na próxima sexta-feira (27/7), às 9h30. Representantes da Administração Regional Oeste e da Secretaria Municipal de Saúde foram convidados a acompanhar a vistoria, que terá início às na Rua Joaquim Siqueira, 375, Bairro Salgado Filho.

De acordo com o requerente, vereador Irlan Melo (PR), a solicitação da visita técnica foi motivada pela existência de denúncias referentes às condições estruturais e ao atendimento que estaria sendo prestado aos usuários na unidade Oeste. Segundo relatos de munícipes, também registrados em entidades destinadas ao registro de reclamações, ora o telefone chama até desligar ora está ocupado, durante o horário de funcionamento, o que pode indicar a existência de problemas nos aparelhos ou má vontade dos funcionários. Uma das reclamantes afirmou ter presenciado atendentes “batendo papo” enquanto o telefone tocava, além de ter sido tratada com “grosseria e má vontade, como se estivesse pedindo algum favor”.

O Centro de Esterilização de Cães e Gatos Oeste é responsável pelo atendimento de toda a população das Regionais Oeste e Centro-Sul que, juntas abrigam aproximadamente 96.500 animais, o que, segundo a Prefeitura, pode justificar o congestionamento das linhas e ao longo tempo de espera pelas cirurgias, que segundo alguns relatos, pode chegar a oito meses. Além disso, há reclamações sobre a recusa do atendimento de novas solicitações nos horários ociosos gerados pelo não comparecimento de usuários agendados, estimado em cerca de 20% a cada mês.

Para acompanhar a verificação e ouvir usuários e funcionários, foram convidados o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, e o administrador da Regional Oeste, Sylvio Malta. A visita pode ser acompanhada por qualquer cidadão interessado.

Controle populacional

Segundo os dados do Censo Animal, realizado em 2016, pelo menos 266 mil cães e 78 mil gatos habitam o município de Belo Horizonte, dos quais cerca de 10% se encontram na rua, sem supervisão de um tutor. Para inibir a reprodução desordenada dos animais, uma das principais causas de abandono, a Prefeitura promove ações de incentivo à guarda responsável e oferece gratuitamente a castração cirúrgica. Além de promover o controle populacional, a esterilização previne diversos tumores relacionados ao sistema reprodutor e mortes precoces causadas por doenças nas mamas, útero e próstata, melhorando a qualidade de vida do animal. Para executar o procedimento, a PBH disponibiliza à população quatro centros de esterilização, localizados nas Regionais Barreiro, Noroeste, Norte e Oeste.

Superintendência de Comunicação Institucional

As reportagens publicadas neste portal no intervalo do dia 7 de julho a 7 de outubro de 2018 sofrerão restrições em função da legislação eleitoral.