AUDIÊNCIA PÚBLICA EXTERNA

Tombamento de calçadas no Bairro Belvedere entra em debate

Comunidade também reclama da liberação excessiva de alvarás para a realização de eventos nas praças

segunda-feira, 19 Novembro, 2018 - 14:00

Foto: google maps / street view

A Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana vai realizar audiência pública, na próxima quarta-feira (21/11), para discutir sobre o tombamento das calçadas do Bairro Belvedere, bem como o excesso de realização de eventos na região. De acordo com o requerente da atividade, vereador Léo Burguês de Castro (PSL), os moradores da região temem que a obrigatoriedade de instalação de piso tátil descaracterize os passeios, considerados de grande importância história para a capital. Para facilitar a participação da sociedade, a audiência será realizada às 19h, na Rua Desembargador Jorge Fontana, nº 80, Bairro Belvedere.

Criadas pelo artista plástico Burle Marx, as calçadas do Bairro Belvedere, feitas em pedra portuguesa, possuem um desenho exclusivo e se tornaram uma referência do cuidado com o patrimônio arquitetônico do bairro. Diante da exigência de que os passeios sejam adaptados ao novo Código de Posturas de BH, os proprietários de imóveis do bairro alegam que a medida irá provocar a descaracterização das calçadas da região.

Na ocasião, os moradores também pretendem discutir acerca da suposta concessão excessiva de alvarás para a realização de eventos nas praças do bairro, que estariam tirando a tranquilidade e diminuindo a qualidade de vida da comunidade.

Foram convidados para participar da audiência representantes da Secretaria Municipal Adjunta de Regulação Urbana, da Associação dos Moradores do Bairro Belvedere (AMBB) e da Associação dos Amigos do Bairro Belvedere (AABB).

Superintendência de Comunicação Institucional