SAÚDE PÚBLICA

Comissão verifica atendimento na UPA Norte e obras de nova unidade

Em visita técnica às instalações da nova UPA Norte comissão encontrou o local fechado e sem sinal de obras

segunda-feira, 15 Abril, 2019 - 14:30

Foto: Gabinete do Vereador Fernando Borja

Um espaço pequeno, sem estrutura para acomodar pacientes que chegam a esperar por atendimento no chão. Essa é a realidade na atual da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, que funciona na Rua Oscar Lobo Pereira, 270, no Bairro Primeiro de Maio. Em contrapartida, uma nova construção (localizada na Avenida Camilo Teixeira da Costa, 281-289, no Bairro Guarani), mais ampla, que atenderia melhor a grande demanda de usuários, está com as obras paradas. A situação foi constatada pela Comissão de Saúde e Saneamento, a pedido do vereador Fernando Borja (Avante), em visita técnica nesta segunda-feira (15/4). Embora convidada, a Prefeitura não enviou representantes. A comissão vai encaminhar requerimento à PBH pedindo informações sobre o andamento da obra e a previsão de entrega da nova unidade.

Em breve vistoria à atual UPA Norte, o vereador Fernando Borja verificou, em conversa com usuários, que o atendimento encontra-se precário, com pessoas aguardando nos passeios, sem cadeiras nem vagas para acompanhantes. Por dia passam pela UPA Norte quase 400 pessoas, totalizando uma média de 10 mil atendimentos por mês.

Ao visitar o local onde irá funcionar a UPA Norte, no Bairro São Gabriel, o vereador Fernando Borja considerou a estrutura satisfatória, capaz de oferecer um bom atendimento na área de assistência e saúde a toda a região. Para ele, a UPA está bem localizada, situada ao lado de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), em uma avenida de fácil acesso.

Contudo, o vereador ressaltou que a obra deve ser urgentemente concluída, pois o espaço vem sendo invadido, depredado e roubado. Janelas e grades estão sendo arrancadas, apesar da vigilância. “Desejamos que o mais rápido possível a Prefeitura possa iniciar as obras, pois a estrutura está pronta, com paredes e telhado, que não apresentam infiltrações. Faltam somente acabamento, pintura, iluminação e instalação dos equipamentos”, afirmou.

Também esteve presente na visita o suplente dos Conselhos Distrital e Local de Saúde do Bairro Guarani, Marcos Antônio da Silva.

Obras da UPA Norte

Em fevereiro deste ano, a Prefeitura de Belo Horizonte abriu licitação para finalizar a implantação da nova UPA Norte I, iniciada em 2009. No dia 5 de abril, foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) a habilitação da empresa AP Braga, quando foi aberto prazo para recurso.

Entre os serviços a serem executados, estão previstos terraplenagem e contenções, além de construção de acessos, estacionamento, blocos de apoio de serviços e construção de unidade pré-hospitalar, com área de pronto-atendimento. O custo estimado do empreendimento é de cerca de R$ 4,1 milhões e a obra foi paralisada em maio de 2016, a pedido da empresa contratada à época.

Superintendência de Comunicação Institucional