VISITA TÉCNICA

Estrutura da represa da Lagoa da Pampulha será verificada por vereadores

Histórico de rompimento no local e problemas com barragens no Estado motivaram visita parlamentar, que será nesta sexta-feira (24/5)

quinta-feira, 23 Maio, 2019 - 14:45
Vista da Lagoa da Pampulha

Foto: Carlos Avelin / Portal PBH

Nesta sexta-feira (24/5), às 10h, a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana da Câmara de BH realizará uma visita técnica à barragem que forma a Lagoa da Pampulha, um dos principais pontos turísticos da capital. Requerida pela presidenta da Casa, vereadora Nely Aquino (PRTB), e pelo vereador Professor Juliano Lopes (PTC), a atividade visa a avaliar a estrutura atual da represa, que foi construída sobre um aterro e que possui um volume de 18 milhões de m³, e verificar se existem riscos em potencial, inclusive de rompimento.

De acordo com os parlamentares, a averiguação se justifica pela insegurança trazida pelos recentes acontecimentos envolvendo as barragens de rejeitos minerários no nosso Estado e pelo histórico de rompimento da represa anterior existente no local. Em 1954, a barragem da Pampulha fendeu-se, e uma enxurrada causou grandes estragos na cidade, destruindo construções, casas e deixando muitas famílias desabrigadas. Segundo informações da época, as águas ainda alagaram o Aeroporto da Pampulha e atingiram a região do vale do Ribeirão do Onça, chegando ao Rio das Velhas, passando por Santa Luzia (Região Metropolitana de Belo Horizonte) e seguindo para o Rio São Francisco.

Para participar da visita técnica foram convidados o secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Costa Valadão; o subsecretário Municipal de Defesa Civil, tenente coronel Waldir Figueiredo Vieira; a coordenadora de Atendimento Regional Pampulha, Neusa Maria da Silva Oliveira Fonseca; e o superintendente de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Henrique de Castilho Marques de Sousa.

Superintendência de Comunicação Institucional