VISITAS DA SEMANA

Casa noturna no Bairro Betânia está na rota de fiscalização dos parlamentares

Vereadores vão também a outros pontos da cidade conferir condições de trânsito, necessidade de recapeamento e acesso a residências

segunda-feira, 2 Setembro, 2019 - 07:45
Copo de cerveja sobre balcão de madeira

Foto: Freepik

Criada em 2017, com o objetivo de levantar as “condições de segurança oferecidas aos frequentadores das boates e casas de show da cidade, bem como verificar contratos firmados com empresas que prestam serviços de segurança em tais estabelecimentos”, a Comissão Especial de Estudo sobre Segurança das Casas de Show fará, na próxima sexta-feira (6/9), às 20h30, uma visita técnica à casa noturna Espetos Beer, situada na rua Úrsula Paulino, 1950, no Bairro Betânia. A visita, solicitada pelo vereador Irlan Melo (PL), foi motivada por denúncias de abuso da Lei do Silêncio, protocoladas na Prefeitura de Belo Horizonte. A atividade é parte das visitas técnicas previstas para a semana, que incluem também vistorias em outros pontos da cidade para conferir condições de trânsito, necessidade de recapeamento de vias e acesso a residências. Entre os temas, "pinguelas" construídas na Rua Aquarius e tráfego na região do Barreiro.

Conforme requerimento de Irlan Melo, a visita ao Espetos Beer quer avaliar o local para buscar soluções que evitem "a exposição de crianças e adolescentes em ambiente potencialmente lesivo ao seu pleno desenvolvimento físico e psicológico, bem como averiguar as condições de segurança e salubridade aos frequentadores”. Foram convidados para acompanhar a atividade o comandante da Guarda Municipal de Belo Horizonte, Rodrigo Sérgio Prates; o coronel BM Edgard Estevo da Silva, Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais; o tenente coronel do 22º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, Fábio Oliveira de Almeida; o juiz da Vara de Infância e Juventude, Marcos Pádua, e a secretária municipal de Política Urbana, Maria Fernandes Caldas.

"Pinguelas" na Rua Aquarius

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário vai promover, durante a semana, quatro visitas técnicas em diferentes regiões de Belo Horizonte. Os trabalhos começam na terça-feira (3/9), às 9h30, quando serão verificadas as condições de acesso das residências que ficam na Rua Aquarius, no Bairro Ribeiro de Abreu. A visita foi solicitada pelo vereador Edmar Branco (Avante) que, em seu requerimento, afirmou que “entre a rua e algumas casas existe um córrego e, por não terem alternativa de acesso, alguns moradores tiveram que improvisar ‘pinguelas’, para acessarem suas casas, tanto a pé, como de carro.” Ainda segundo o vereador, a Prefeitura de Belo Horizonte realizou recentemente obras de melhoria na rua Aquárius e logo em seguida a fiscalização começou a atuar no local. “Em decorrência disso, vários moradores foram notificados e multados pelas construções das ditas irregulares ‘pinguelas’ que sempre existiram no local. A localidade é considerada área de preservação e não poderiam ser realizadas construções de acesso às casas pelos próprios moradores”, conta o parlamentar.visita-semana_rua-aquarius-pinguelas_foto-google-street-view

O local de encontro será na Rua Aquarius, esquina com Rua Juazeiro do Norte. Foram convidados o coordenador de Atendimento Regional Nordeste, Carlos Vitor de Souza; o superintendente de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Henrique de Castilho; o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Costa Valadão; o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck; a secretária municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social, Adriana Branco Cerqueira, e a secretária municipal de Política Urbana, Maria Fernandes Caldas.

Trânsito na Vila Mariquinhas

A pedido do vereador Carlos Henrique (PMN), a Comissão vai verificar as condições de tráfego em toda a extensão da Rua Vaqueiro de Búfalo, no bairro Vila Mariquinhas. A visita foi pedida pela comunidade local em razão das precárias condições da via e terá início às 10h, na quarta-feira (4/9), na Rua Vaqueiro de Búfalo, próximo ao entroncamento com a Rua Estrela. A Comissão convidou para acompanhar os trabalhos o presidente da BHTrans, Célio Bouzada, e o coordenador de Administração Regional Municipal Norte, Humberto Guimarães.

Asfalto e trânsito no Barreiro

Na quinta-feira (5/9) a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário fará duas visitas técnicas. A primeira, marcada para 10h, na Rua Caetano de Azeredo, em frente ao nº 780, no Barreiro, tem como finalidade verificar a necessidade de realização de recapeamento asfáltico da via. Solicitada pelo vereador Juliano Lopes (PTC), a visita ocorre em função de um afundamento da pista, além dos danos causados ao asfalto. O Coordenador de Administração Regional Municipal do Barreiro, Valmir Anselmo Mattos; o presidente da Sudecap, Henrique Castilho, e o gerente da Copasa do Distrito Regional Sudoeste Barreiro, Ronaldo de Melo Serpa Júnior, foram convidados para a visita.

Às 11h, a Comissão irá à Rua Souza Magalhães, no trecho compreendido entre as ruas Agnelo Macedo e Cipriano de Carvalho, no Barreiro. A finalidade é avaliar a situação de estacionamento de veículos nos dois lados do quarteirão da Rua Souza Magalhães, que estaria impedindo o fluxo adequado da via. Segundo requerimento apresentado pelo vereador Juliano Lopes, é necessário “avaliar a instalação de placas de ‘proibido estacionar’, além de fiscalização efetiva, pois o veículo estacionado na via obriga o motorista a invadir a pista no sentido contrário.” O vereador ressalta ainda que “está prevista a construção de um prédio com aproximadamente 36 apartamentos na referida rua, o que agravará a ocorrência dos já recorrentes engarrafamentos e acidentes no local”. Foram convidados o coordenador de Administração Regional Municipal do Barreiro, Valmir Anselmo Mattos, e o presidente da BHTrans, Celio Bouzada. Foi marcado como ponto de encontro a Rua Souza Magalhães, em frente ao número 50.

A Comissão encerra as visitas da semana na sexta-feira (6/9), às 11h, na Rua Solferina Ricci Pace, 779, interseção com Avenida Expedito de Faria Tavares, no Distrito Industrial Jatobá, na região do Barreiro. A visita, solicitada pelo vereador Wesley Autoescola (PRP), vai verificar possíveis conflitos na circulação de veículos na interseção das duas vias que, segundo requerimento, são de mão dupla, em local onde estão instaladas empresas com grande número de empregados. A Comissão convidou o presidente da BHTrans, Célio Bouzada; o subsecretário de Assuntos Institucionais, Silvio Higino de Rezende, e o coordenador de Atendimento Regional Barreiro, Walmir Anselmo Mattos, para acompanhar a visita.

Superintendência de Comunicação Institucional