VISITAS DA SEMANA

Condições de saneamento, do trânsito e sinalização de vias estão na agenda

Comissões irão verificar ainda estrutura de duas EMEIs e implantação de horta comunitária no Barreiro

sexta-feira, 27 Setembro, 2019 - 12:45

Foto:Gercom/NE/PBH

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário irá realizar na semana entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro cinco visitas técnicas para avaliar as condições de trânsito, sinalização e do asfalto de vias da cidade. Na próxima segunda-feira (30/9), às 14h, a pedido do vereador Irlan Melo (PR), será realizada a vistoria na Rua Deputado Sebastião do Nascimento, nº 480, no Bairro Estrela D’alva. No local será avaliada a possibilidade de capeamento da via.

No dia seguinte, terça-feira (1º/10), às 9h30, a Comissão vai à Rua Cônego Trindade, no Bairro Jardim Leblon, e o ponto de encontro é em frente ao nº 600. A vistoria foi pedida pela vereadora Nely Aquino (PRTB) e tem o objetivo de verificar a possibilidade de implantação de sinalização em toda a rua e a revitalização do redutor de velocidade instalado no local. Foram convidados para a agenda o coordenador de Atendimento Regional Venda Nova, Humberto Pereira de Abreu Júnior, e o diretor-presidente da BHTrans, Célio Bouzada.

Na quarta-feira (2/10), às 9h, a Rua Gentios, no Bairro Vila Paris, é que recebe visita da Comissão. Pedida pelo vereador Carlos Henrique (PNM), a vistoria, que acontece em frente ao nº 485, tem o objetivo de verificar os impactos no trânsito causados por um empreendimento no local. Para a agenda foram convidados a coordenadora de Atendimento Regional Centro-Sul, Patrícia Furtado Lage; o diretor-presidente da BHTrans, Célio Bouzada, e a secretária Municipal de Política Urbana, Maria Fernandes Caldas.

Já na quinta-feira (3/10), às 10h, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário vai à Luci Lelis, no Bairro Nova York, para verificar a necessidade de implantação de redutor de velocidade. A vistoria foi pedida pelo vereador Jair Di Gregório (PP) e o ponto de encontro será em frente ao nº 725.

As visitas às vias encerram-se na sexta-feira (4/10), com uma vistoria na Rua João Alfredo, altura do nº 457, no Bairro Horto. Solicitada pelo vereador Carlos Henrique (PMN) e agendada para às 9h, a visita irá verificar problemas em razão de estacionamento irregular de veículos, sinalização horizontal e vertical e iluminação pública. Foram convidados o secretário Municipal de Segurança e Prevenção Genilson Zeferino; o coordenador de Atendimento Regional Leste, José Henrique de Oliveira Neto; o diretor-presidente da BHTrans, Célio Bouzada, e o presidente da Concessionária de Iluminação Pública parceira da Prefeitura BHIP/PBH, Marcelo Bruzzi.

Saneamento

Ainda nesta mesma semana, a Comissão de Saúde e Saneamento realiza duas visitas técnicas. Na segunda-feira (30/9), às 11h, vai à Rua Bolívar Mineiro, esquina com a Rua Sebastião de Brito, no Bairro Dona Clara. Por solicitação do vereador Irlan Melo (PR), serão verificadas as condições de saneamento no local. Já no dia 3 de outubro, quinta-feira, às 9h, a Comissão verifica as condições de saneamento da Rua Ciclópica, entre as Ruas Antônia Felícia dos Reis e Rua Rita Ferreira, no Bairro Caiçaras. A visita é um pedido do vereador Carlos Henrique (PMN) e para a agenda foram convidados o coordenador de Atendimento Regional Noroeste, Saulo Queiroz; o superintendente da Sudecap, Henrique de Castilho, e o diretor-presidente da Copasa, Carlos Eduardo Tavares de Castro.

EMEIs

Para a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo estão agendadas duas visitas técnicas. Na terça-feira (1º/10), às 10h, a Comissão vai à Escola Municipal de Educação Infantil – EMEI Palmeiras (Rua Manuel Alves, nº 100, Bairro Palmeiras). Já na quarta-feira (2/10), a Comissão visita, também às 10h, a EMEI Gameleira (Av. Amazonas, nº 5855, Bairro Gameleira). Ambas as visitas foram solicitadas pelo vereador Irlan Melo, e nas unidades serão verificadas as condições estruturais, de higiene, atendimento, inclusão e segurança dos estudantes. Foram convidados para participar nestes dias a secretária Municipal de Educação, Ângela Dalben; o coordenador de Atendimento Regional Oeste, Sylvio Ferreira Malta Neto, e Luiz Henrique Villani, da Diretoria de Direitos da Pessoa com Deficiência.

Horta comunitária e árvore

Na quarta-feira (2/10) às 9h30, a Comissão de Administração Pública vai à Rua José Maria do Nascimento, no Conjunto Ernesto Nascimento, no Barreiro. O ponto de encontro será na Rua José Maria do Nascimento, nº 155, esquina com Rua Observador. Pedida pelo vereador Wesley Autoescola (PRP), a vistoria tem o objetivo verificar a possibilidade de disponibilização de um terreno público para a implantação de uma horta comunitária no local. Foram convidados para esta agenda a secretária Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Maíra Colares; a subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Darklane Rodrigues; a secretária Municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social e chefe de gabinete do prefeito, Adriana Branco Cerqueira; o coordenador de Atendimento Regional Barreiro, Walmir Mattos, e Rosa Cunha Barbosa, moradora da comunidade.

No dia seguinte, quinta-feira (3/10), às 10h30, a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana vai à Rua Havana, nº 300, no Bairro Estrela D’alva. Por solicitação do vereador Irlan Melo, serão vistoriadas as condições de uma árvore que está oferecendo risco aos moradores no local. O coordenador de Atendimento Regional Oeste, Sylvio Malta; o secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Costa Valadão; o presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Sérgio Augusto Domingues; e o secretário Municipal de Meio Ambiente, Mário de Lacerda Werneck, foram convidados para esta agenda.

Superintendência de Comunicação Institucional