TRANSPORTE

Comissão quer informações sobre obras de drenagem no Vale do Jatobá

Canalização do córrego não estaria suportando volume de água das fortes chuvas; também em pauta, mobilidade e transporte coletivo

quinta-feira, 13 Fevereiro, 2020 - 17:45
parlamentares compõem mesa de reunião

Foto: Karoline Barreto/ CMBH

Preocupada com a chuva constante e os riscos ainda presentes de alagamentos na cidade, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário aprovou, na tarde desta quinta-feira (13/2), o envio de pedido de informações ao gabinete do prefeito Alexandre Kalil para acompanhar a situação da canalização do Córrego Jatobá, na Região do Barreiro, que não estaria suportando o volume de água das fortes chuvas. Os vereadores querem esclarecer também os motivos de recentes mudanças nos horários da linha Suplementar S10 e acompanhar as ações do Plano de Mobilidade de Belo Horizonte (PlanMob-BH). Foi aprovada ainda a realização de nove visitas técnicas a diferentes regiões da capital para verificar o sistema viário, sinalização e segurança de pedestres. Confira a pauta completa e o resultado da reunião.

Autor do Requerimento de Comissão 90/20, que pede informações sobre o Córrego Jatobá, o vereador Wesley Autoescola (PRP) alerta que a situação é crítica no trecho canalizado sob a Avenida Delfino Francisco Xavier, entre a Avenida Djalma Viera Cristo e a Rua Francisco Martins Marques, no Vale do Jatobá (Barreiro). O parlamentar afirma que o local sofre com alagamentos constantes na via, mesmo em dias de chuvas mais amenas. “Aparentemente, a tubulação não comporta a vazão da água que vem pelo trecho aberto, fazendo com que a água se acumule na entrada da canalização e transborde, inundando todo o trecho de via citado”, explica.

Para acompanhar a situação, a Comissão pergunta ao Executivo qual é o parecer técnico da Secretaria de Obras e Infraestrutura a respeito do problema; se há algum projeto ou obra prevista para o córrego no sentido de evitar novas inundações e qual seria a estimativa de despesa para essas intervenções. Ainda, o documento questiona se há previsão orçamentária para isso e qual seria o prazo para realização das obras.

Mudanças na linha S10

De acordo com denúncias apresentadas por usuários do transporte coletivo aos vereadores, recentes alterações nos horários da linha Suplementar S10 (BH Shopping - São Francisco) estariam deixando desassistidos os trabalhadores do shopping, ao final do expediente e aos domingos. Conforme os usuários, o último horário da linha teria passado a ser às 21h30, sendo que o shopping fecha às 22h. E os horários de domingo  teriam sido extintos, sendo que o shopping funciona regularmente.

Nesse contexto, o Requerimento de Comissão 91/20 pergunta ao prefeito quais alterações que foram de fato realizadas na linha S10 recentemente; qual a motivação para as mudanças; se foram oferecidas alternativas, nas mesmas condições anteriores de conforto e de custo, aos usuários da linha e qual seria a viabilidade de retorno aos horários anteriores. O requerimento é assinado por Wesley Autoescola.

Mobilidade urbana

Apresentado pelo vereador Gabriel (sem partido), foi aprovado também o Requerimento de Comissão 79/20, que solicita informações ao prefeito sobre o Plano de Mobilidade de Belo Horizonte (PlanMob-BH). O documento pergunta quais as ações do Plano que já foram efetivadas; quais ainda não foram executadas e o motivo para isso; quais são os gargalos do trânsito identificados pela BHTrans nas diferentes regionais e se há previsão de ampliação dos corredores exclusivos de ônibus e de avanço nos projetos cicloviários.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

2ª Reunião Ordinária -  Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário