Plenário

Comércios da Praça do Cardoso são reconhecidos por sua relevância cultural

Reconhecimento do festival gospel “Vira Brasil – a Virada da Família Mineira” também foi aprovado em 2º turno

sexta-feira, 5 Dezembro, 2025 - 17:00
mãos de parlametar operando terminal de votação

Foto: Denis Dias/CMBH

Duas proposições que abordam o interesse cultural do Município foram aprovadas em 2º turno no Plenário desta sexta-feira (5/12). O Projeto de Lei (PL) 356/2025, que reconhece como de “relevante interesse cultural, social e econômico" os comércios e food trucks da Praça do Cardoso, no Aglomerado da Serra, recebeu 27 votos a favor, 6 contra e 4 abstenções. Pedro Rousseff (PT), autor da proposta, reiterou que a iniciativa não tem viés ideológico e busca “defender quem mais precisa”. Outra proposição aprovada foi o PL 575/2025, que também trata do reconhecimento de interesse cultural, dessa vez do evento “Vira Brasil – a Virada da Família Mineira”. A celebração é um festival de música gospel cristã que acontece durante a virada do ano em São Paulo (SP) e Orlando (EUA), e chega a Belo Horizonte em 2025. Assinado por Flávia Borja (DC), a matéria recebeu 36 votos favoráveis e uma abstenção. Ambos projetos já podem ser enviados para análise do Executivo. Confira aqui o resultado completo da reunião. 

Valorização do comércio local

Pedro Rousseff, ao defender o texto de sua autoria, assim como fez na votação em 1º turno, argumentou que a medida não possui viés ideológico de esquerda ou direita. Ele ressaltou que a população local do Aglomerado da Serra recebeu bem a ideia.

“Eu estive ontem na Serra e a comunidade viu, não só esse projeto, mas a atuação dessa Câmara com muitos bons olhos, porque mais uma vez a gente fez o certo, que é defender quem mais precisa, defender o povo trabalhador de Belo Horizonte”, declarou o vereador.

O texto do PL 356/2025 reforça que o objetivo é valorizar o papel desempenhado pelos empreendimentos locais dentro da comunidade, tanto na geração de renda quanto na garantia do direito à cidade, no fortalecimento da economia popular, na ocupação qualificada dos espaços públicos e na promoção da convivência democrática nas periferias. A iniciativa também prevê que o Executivo poderá, por meio de seus órgãos responsáveis, adotar ações para proteger, valorizar e promover os comércios e food trucks da Praça do Cardoso, sempre em conformidade com as normas urbanísticas, sanitárias e ambientais vigentes.

Votos contrários

Os seis votos contra a proposta vieram da bancada do PL, que, apesar de não se manifestar na ocasião, já havia colocado seu posicionamento em 1º turno. Sargento Jalyson (PL) e Uner Augusto (PL), na primeira votação do projeto, justificaram que os food trucks mencionados no texto estão em condição irregular e, por esse motivo, não poderiam apoiar a iniciativa. Os parlamentares sugeriram que a abertura de editais para resolver essa situação fosse articulada com a Prefeitura de Belo Horizonte antes da aprovação definitiva.

Evento das famílias

Sobre o reconhecimento do “Vira Brasil”, Flávia Borja defendeu a relevância da celebração para a economia, bem como seu caráter familiar.

“Será um evento de grande importância para a cidade, um evento das famílias mineiras, que vai potencializar o turismo, impulsionar o comércio e os serviços, visto que a gente vai reunir várias pessoas e famílias em um evento saudável de passagem de ano”, afirmou a vereadora.

A parlamentar explicou que as famílias cristãs têm por hábito passar a virada de ano cantando hinos e salmos, e que o Vira Brasil “protege e favorece a unidade da fé cristã”. Cláudio do Mundo Novo (PL) e Neném da Farmácia (Mobiliza) parabenizaram a iniciativa reforçando que será positiva para o turismo na capital e para o fortalecimento da fé religiosa.

Superintendência de Comunicação Institucional

105ª Reunião Ordinária - Plenário