CPI Andrade Gutierrez

CPI investigará acordos para pagamento de dívidas à construtora pela PBH

Também foi aprovado encaminhamento à Mesa Diretora de investigação realizada pela Câmara, na década de 90, sobre o acordo em questão

segunda-feira, 3 Fevereiro, 2020 - 14:45
Vereadores da CPI Andrade Gutierrez em reunião no Plenário Camil Caram

Foto: Bernardo Dias/CMBH

Dois requerimentos sobre informações para embasar a investigação foram aprovados durante reunião da CPI Andrade Gutierrez realizada nesta segunda-feira (3/2). Criada em 2 de dezembro de 2019, a CPI apura os valores pagos pela Prefeitura à construtora, pelas obras de construção do Túnel da Lagoinha, canalização do Ribeirão Arrudas e remoção de aguapés na Lagoa da Pampulha, em contratos fechados na década de 80, os quais teriam gerado a dívida. A suspeita é de que a PBH teria pagado cerca de R$ 2,5 bilhões para um débito de R$ 269 milhões. Visando prosseguir na investigação, um dos requerimentos aprovados durante a reunião solicitou a juntada, em mídia digital, de cópias de dois autos (de acesso público) referentes ao acordo que gerou os pagamentos (nº 8309444-51.1991.8.13.0024 e nº 4549111-74.2004.8.13.0024). O horário de reunião da CPI também foi alterado de 9h para 10h.

O vereador Mateus Simões (Novo), que apresentou o requerimento, explicou: “Este é o documento sobre o qual deveríamos iniciar nossa análise, afinal de contas o objeto dessa CPI não é investigar as obras que foram feitas na década de 80, mas o acordo que foi realizado na década de 90, e esse acordo foi realizado nos autos desse processo”. Ainda segundo ele, pelo acordo será possível verificar “a completa falta de fundamento do cálculo que acabou levando ao pagamento dessas parcelas”.

Um segundo requerimento com parecer favorável aprovado foi de encaminhamento à Mesa Diretora de pedido de documentos e conclusão de investigação realizada pela CMBH na década de 90 sobre contratos firmados entre a Andrade Gutierrez e a Prefeitura de Belo Horizonte. O vereador que solicitou o pedido, Jair Di Gregório (PP), afirmou que há alguns relatórios conclusos sobre a investigação desses contratos nos anais da Casa.

Participaram da reunião os vereadores Catatau do Povo (sem partido), Irlan Melo (PL), Jair Di Gregório, Mateus Simões e Preto (DEM).

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

3ª Reunião - Comissão Parlamentar de Inquérito