MULHERES

Comissão realizará quatro reuniões temáticas com gestores e sociedade civil

Serão tratados temas como cultura, esporte, saúde e assistência social. Convidadas destacaram comemorações do Dia Internacional da Mulher

segunda-feira, 2 Março, 2020 - 15:30
Vereadoras e convidadas na Comissão de Mulheres

Foto: Divulgação/CMBH

Durante reunião da Comissão de Mulheres realizada nesta segunda-feira (2/3), foi aprovado requerimento para realização de quatro encontros com a participação de convidados, a começar na próxima semana. O objetivo é discutir temas que atravessam o universo das mulheres, tendo em vista as lutas femininas lembradas no mês de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher (8 de março). O Colegiado também recebeu servidoras da Casa ligadas ao projeto Papo de Mulher, que propõe debater com os funcionários temas femininos, e mulheres ligadas ao Movimento 8M Unificado RMBH e Força Articulada do Bem (Fab). Esteve ainda, em pauta, projeto que dispõe sobre a composição da equipe mínima multidisciplinar de atenção à gestante durante o período de pré-natal, parto e pós-parto.

“Estamos propondo um seminário estendido nas segundas-feiras”, explicou a vereadora Cida Falabella (Psol) em relação às próximas reuniões ordinárias da Comissão. No dia 9 de março, o encontro terá como tema “Mulheridades”, com a presença de membros da Comissão de Diversidade da OAB, RedeAfro LGBT, Conselho Regional de Psicologia, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Diretoria LGBT da PBH. Na semana seguinte (16/03), o tema será “Mulheres: cultura e esporte”, tendo sido convidados membros da Secretaria Municipal de Cultura, Academia de Letras, Palco de Gigantes pela Mobilização do Futebol Feminino em MG, Kilombo Manzo Ngunzo Kaiango, Mulheres Criando e Morro em Cena. O dia 23 de março terá como mote  “Mulher e Cidade”, e a Comissão receberá convidados da Secretaria de Política Urbana, Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), Arquitetas Sem Fronteiras e Nossa BH. No último dia (30/3), será a vez de debater “Mulher: saúde e assistência social”, recebendo a secretária Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Maíra de Cunha Pinto Colares. 

Fab e 8M

A chefe do setor de Capacitação Interna da Câmara, Rejane Barbalho, e a psicóloga organizacional Yara Braveira apresentaram as origens do Dia Internacional da Mulher, tema do último encontro do Papo de Mulher. Elas lembraram que a data não tem origem num fato histórico isolado, mas num contexto muito amplo envolvendo, inclusive, lutas operárias. Foi apresentada uma linha do tempo com fatos históricos que levaram à criação do Dia Internacional da Mulher. Bravieira lembrou dos apagamentos em relação ao caráter inicial de luta e da estereotipação em torno do feminino que acabaram envolvendo essas comemorações. Para Falabella, “o debate não pode parar. É necessário que as mulheres conheçam a História para entender como fazem parte dela”. 

A convidada Laurimar Pires falou sobre o processo que teve que enfrentar para recuperar a filha, levada para a Nigéria pelo pai. Agradecendo à Gabinetona pelo apoio, Pires contou que, a partir do retorno da criança, várias mulheres começaram a procurá-la, o que contribuiu para a criação do Força Articulada do Bem (Fab), grupo ligado ao combate à violência contra as mulheres, à proteção da família e à prática de fazer o bem ao próximo. A Força oferece atendimento, acolhimento psicológico e acompanhamento jurídico. “A gente deve se unir, juntas a gente consegue ter mais força”, afirmou Pires.

Já a convidada Renata Regina de Abreu Rodrigues falou sobre o Movimento 8M Unificado RMBH que, segundo ela, desde o ano passado participa das principais datas feministas, reúne mais de 50 movimentos e avança no processo de mobilização com o alcance de mulheres das periferias. Rodrigues convidou as presentes para o ato relacionado ao Dia Internacional da Mulher, a ser realizado no próximo domingo (8/3), com o mote “Correnteza de mulheres contra a violência e o machismo”. A concentração será às 9h, na Praça Raul Soares. Para a vereadora Bella Gonçalves (Psol), o nome do ato “evoca a força feminina da natureza, que não tem que ser oprimida. A correnteza irrompe e mostra sua força”. 

Gestante 

Durante a reunião, recebeu parecer pela rejeição o Projeto de Lei 870/19, que tramita em 1º turno e foi proposto pelo vereador Pedro Bueno (Pode). Esse PL obriga o município a disponibilizar equipe multidisciplinar para atenção integral à gestante, durante o período do pré-natal, parto e o pós-parto, composta por, pelo menos, fisioterapeuta, médico e enfermeiro. O relator, vereador Maninho Félix (PSD), justificou seu parecer pela rejeição: “Esse projeto já é adotado pelo SUS, não traz nada de novo”. As vereadoras Bella Gonçalves e Cida Falabella concordaram com o voto, destacando que a necessidade é de que o programa já existente seja aplicado integralmente. 

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional 

4ª Reunião Ordinária - Comissão de Mulheres