REUNIÃO ESPECIAL

Câmara se reunirá com entidades do setor para debater reabertura do comércio

No encontro, agendado para esta quarta-feira (29/4) às 10h, serão apresentadas e discutidas sugestões para a retomada das atividades  

terça-feira, 28 Abril, 2020 - 15:00

Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

A discussão sobre possíveis protocolos e normas a serem adotados para a reabertura de lojas e restaurantes, que estão fechados desde a decretação do isolamento social para prevenir a disseminação da Covid-19, segue em pauta na Câmara Municipal nesta quarta (24/4), com a participação da Prefeitura e de entidades representativas de comerciantes e comerciários. A solicitação foi feita em razão do não comparecimento de secretários municipais em encontros recentes sobre o tema. O evento terá início às 10h, no Plenário Amynthas de Barros.

De acordo com o requerente, vereador Elvis Côrtes (PSD), que exerce a função de vice-líder de governo na Casa, a realização dessa reunião especial é importante e urgente neste momento em que a cidade e o país vivem o pior momento sanitário e econômico de sua história, em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O fechamento e suspensão de atividades comerciais e de prestação de serviços entre as medidas de prevenção, com o intuito de evitar a aglomeração de pessoas e o contágio através do contato com superfícies e materiais contaminados, segundo empresários e funcionários dos setores atingidos, vêm gerando consequências econômicas graves e podem resultar em falências e desemprego.

A reabertura do comércio, no entanto, segundo as falas dos vereadores participantes da reunião especial que debateu a flexibilização da medida no dia 22 de abril (nenhum dos secretários convidados compareceu), deve ser feita de forma gradual e seguir protocolos bem definidos, que considerem as especificidades de cada setor e a necessidade de preservar a segurança e a saúde de clientes e colaboradores. No dia 13, também sem a participação da PBH, a maior parte dos vereadores concordou em solicitar ao prefeito o retorno do funcionamento do comércio.

Elvis Côrtes solicitou que, juntamente com a aprovação do requerimento, seu nome fosse designado previamente para dirigir a reunião.

Convidados

Para apresentar demandas, sugestões e debater a retomada das atividades, são aguardados representantes da Prefeitura Municipal; Sindicato dos Empregado no Comércio de Belo Horizonte e Região (SEC-BH); Sindicado do Comércio Lojista de Belo Horizonte (Sindilojas-BH); Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Minas Gerais (ABIH-MG);  Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de BH e Região Metropolitana (Sindihorb); Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape); Associação Mineira de Supemercados (Amis); Sindicato do Comércio Atacadista de Géneros Alimentícios de Belo Horizonte e Contagem (Sincagen); Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Belo Horizonte (Sincovaga); Sindicato do Comércio Varejista de Automóveis e Acessórios de Belo Horizonte (Sincopeças); e Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Materiais de Construção, Tintas, Ferragens e Maquinismo de Belo Horizonte e Região (Sindimaco).

Participação e acompanhamento

O requerimento de reuniões especiais durante o período de suspensão das atividades presenciais na Casa está previsto na Deliberação 06/20, da Mesa Diretora. Nessas ocasiões, vereadores e convidados têm a opção de comparecer presencialmente, observando os cuidados recomendados, ou de participar remotamente, por meio de tecnologias de comunicação e informação. Os cidadãos interessados podem acompanhar a reunião ao vivo, pelo Portal CMBH.

Superintendência de Comunicação Institucional