SAÚDE E SANEAMENTO

Comissão recebe esclarecimentos sobre uso de máscara por profissionais de saúde

Prefeitura também informa sobre serviços de saúde para pessoas com deficiência moradoras da Região do Barreiro

quarta-feira, 12 Agosto, 2020 - 18:30

Foto: William Delfino/CMBH

As orientações da Prefeitura quanto à reutilização da máscara modelo N95 por profissionais da área da saúde foram objeto de resposta da Secretaria Municipal de Saúde a requerimento de autoria do vereador Pedrão do Depósito (Cidadania), aprovado pela Comissão de Saúde e Saneamento. O Colegiado também recebeu informações da Prefeitura sobre os serviços de terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia para pessoas com deficiência na Região do Barreiro. Os esclarecimentos da PBH foram recebidos pela Comissão de Saúde e Saneamento nesta quarta-feira (12/8).

Em resposta ao Requerimento de Comissão 312, de maio de 2020, a Secretaria Municipal de Saúde informou que adota medidas que permitem o uso prolongado de máscaras de proteção respiratória (N95/PFF2 ou equivalente). A Prefeitura informa que, de maneira excepcional, admite que estas máscaras possam ser usadas por um número de vezes maior que o previsto pelo fabricante, desde que sejam utilizadas pelo mesmo profissional e que sejam seguidas minimamente algumas recomendações, tais como o uso de um protetor facial sobre a máscara N95/PFF2 ou equivalente para minimizar a contaminação da mesma com gotículas expelidas pelo paciente. Além disso, é indicado que antes de cada uso, os profissionais de saúde confiram a integridade da máscara e, se elas se apresentarem úmidas, sujas, rasgadas ou amassadas sejam descartadas. A Prefeitura também recomenda que, caso não haja possibilidade de uma verificação satisfatória da vedação da máscara à face do usuário (teste positivo e negativo de vedação da máscara à face), ela seja descartada imediatamente.

A Secretaria Municipal de Saúde informou, ainda, que segue todas as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) referentes ao uso da máscara N95 ou equivalente, salientando que o profissional poderá solicitar a substituição da máscara sempre que surgirem situações de inconformidade do produto, ainda que não tenha sido esgotado o tempo preconizado de cinco dias de utilização para os profissionais das UPA's e SAMU e de 15 dias para os demais serviços de assistência. Sobre a quantidade de máscaras N95 ou equivalente, a Secretaria Municipal de Saúde informa que, até a data da elaboração da resposta dada à Comissão, em 25 de junho de 2020, haviam sido adquiridas 164 mil unidades.

Saúde no Barreiro

Em resposta ao Requerimento de Comissão 175, de março de 2018, de autoria da ex-vereadora Áurea Carolina, da vereadora Cida Falabella (Psol) e dos vereadores Hélio da Farmácia (PSD) e Pedrão do Depósito, a Prefeitura esclareceu que a Rede de Reabilitação da PBH na Região do Barreiro é composta pela atenção primária e secundária. Da atenção primária, o Executivo esclarece que faz parte o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), cuja equipe é composta de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicólogos.

Para a reabilitação ambulatorial na atenção secundária, a PBH informou que os usuários do Barreiro são referenciados para o Centro de Reabilitação Centro-Sul (Creab-CS), situado à Rua Professor Otávio Coelho Magalhães, número 111, no Bairro Mangabeiras, pois, apesar de o Centro de Reabilitação Barreiro estar construído, não está em funcionamento. A Prefeitura explica que o Creab-CS tem equipe composta por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e psicólogo, sendo os pacientes atendidos na unidade de uma a três vezes por semana, de acordo com a necessidade. Além do Creab-CS, a Secretaria Municipal de Saúde informa que possui contrato com uma clínica conveniada na Região do Barreiro e outras 14 distribuídas por outras regionais, onde a população do Barreiro também pode ser atendida. A resposta foi elaborada pela Prefeitura em julho deste ano e encaminhada à Câmara Municipal neste mês de agosto.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

19ª Reunião Ordinária - Comissão de Saúde e Saneamento