Comissão recebe esclarecimentos sobre uso de máscara por profissionais de saúde
Prefeitura também informa sobre serviços de saúde para pessoas com deficiência moradoras da Região do Barreiro

As orientações da Prefeitura quanto à reutilização da máscara modelo N95 por profissionais da área da saúde foram objeto de resposta da Secretaria Municipal de Saúde a requerimento de autoria do vereador Pedrão do Depósito (Cidadania), aprovado pela Comissão de Saúde e Saneamento. O Colegiado também recebeu informações da Prefeitura sobre os serviços de terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia para pessoas com deficiência na Região do Barreiro. Os esclarecimentos da PBH foram recebidos pela Comissão de Saúde e Saneamento nesta quarta-feira (12/8).
Em resposta ao Requerimento de Comissão 312, de maio de 2020, a Secretaria Municipal de Saúde informou que adota medidas que permitem o uso prolongado de máscaras de proteção respiratória (N95/PFF2 ou equivalente). A Prefeitura informa que, de maneira excepcional, admite que estas máscaras possam ser usadas por um número de vezes maior que o previsto pelo fabricante, desde que sejam utilizadas pelo mesmo profissional e que sejam seguidas minimamente algumas recomendações, tais como o uso de um protetor facial sobre a máscara N95/PFF2 ou equivalente para minimizar a contaminação da mesma com gotículas expelidas pelo paciente. Além disso, é indicado que antes de cada uso, os profissionais de saúde confiram a integridade da máscara e, se elas se apresentarem úmidas, sujas, rasgadas ou amassadas sejam descartadas. A Prefeitura também recomenda que, caso não haja possibilidade de uma verificação satisfatória da vedação da máscara à face do usuário (teste positivo e negativo de vedação da máscara à face), ela seja descartada imediatamente.
A Secretaria Municipal de Saúde informou, ainda, que segue todas as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) referentes ao uso da máscara N95 ou equivalente, salientando que o profissional poderá solicitar a substituição da máscara sempre que surgirem situações de inconformidade do produto, ainda que não tenha sido esgotado o tempo preconizado de cinco dias de utilização para os profissionais das UPA's e SAMU e de 15 dias para os demais serviços de assistência. Sobre a quantidade de máscaras N95 ou equivalente, a Secretaria Municipal de Saúde informa que, até a data da elaboração da resposta dada à Comissão, em 25 de junho de 2020, haviam sido adquiridas 164 mil unidades.
Saúde no Barreiro
Em resposta ao Requerimento de Comissão 175, de março de 2018, de autoria da ex-vereadora Áurea Carolina, da vereadora Cida Falabella (Psol) e dos vereadores Hélio da Farmácia (PSD) e Pedrão do Depósito, a Prefeitura esclareceu que a Rede de Reabilitação da PBH na Região do Barreiro é composta pela atenção primária e secundária. Da atenção primária, o Executivo esclarece que faz parte o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), cuja equipe é composta de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicólogos.
Para a reabilitação ambulatorial na atenção secundária, a PBH informou que os usuários do Barreiro são referenciados para o Centro de Reabilitação Centro-Sul (Creab-CS), situado à Rua Professor Otávio Coelho Magalhães, número 111, no Bairro Mangabeiras, pois, apesar de o Centro de Reabilitação Barreiro estar construído, não está em funcionamento. A Prefeitura explica que o Creab-CS tem equipe composta por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e psicólogo, sendo os pacientes atendidos na unidade de uma a três vezes por semana, de acordo com a necessidade. Além do Creab-CS, a Secretaria Municipal de Saúde informa que possui contrato com uma clínica conveniada na Região do Barreiro e outras 14 distribuídas por outras regionais, onde a população do Barreiro também pode ser atendida. A resposta foi elaborada pela Prefeitura em julho deste ano e encaminhada à Câmara Municipal neste mês de agosto.
Assista ao vídeo da reunião na íntegra.
Superintendência de Comunicação Institucional