TRANSPORTE E SISTEMA VIÁRIO

Liberação de catraca em ônibus para menores de cinco anos recebe aval de comissão

Vereadores pedem à BHTrans informações sobre trânsito na Rua Frei Hilário, no Bairro Planalto, e sobre itinerário da linha de ônibus 9101

quinta-feira, 24 Junho, 2021 - 18:45

Foto: Abraão Bruck/CMBH

O Substitutivo-Emenda ao Projeto de Lei 903/19, que permite a liberação da catraca ou roleta de acesso às crianças menores de cinco anos de idade usuárias do transporte público gratuito, recebeu parecer favorável da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, nesta quinta-feira (24/6). De acordo com a proposição, a criança beneficiada não será em hipótese alguma constrangida a passar por debaixo ou por cima da roleta ou catraca. Na mesma reunião, os vereadores aprovaram requerimento para obter informações da BHTrans sobre o uso de mão única na Rua Frei Hilário, esquina com a Rua Dr. Miguel Gontijo no Bairro Planalto. Outro requerimento aprovado pretende que a BHTrans esclareça a possibilidade de a linha de ônibus 9101 - Alto Vera Cruz/São Bento - passar a trafegar até o Conjunto Habitacional Alto Santa Lúcia. Confira aqui o resultado completo da reunião.

O Substitutivo-Emenda ao PL 903/19 estabelece que a liberação da catraca a menores de cinco anos se refere a acessos nas estações do Move ou similares, ou diretamente nos ônibus e redes suplementares do transporte coletivo de Belo Horizonte. Para cobrir eventuais custos decorrentes da aplicação da medida, o projeto estabelece que poderão ser utilizados recursos do Fundo Municipal de Melhoria da Qualidade e Subsídio ao Transporte Coletivo (FSTC), do Fundo Municipal de Transportes Urbanos, bem como das dotações orçamentárias previstas para a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte. O projeto original é de autoria da vereadora Bella Gonçalves (Psol) e da ex-vereadora Cida Falabella; já o Substitutivo- Emenda é assinado pelas vereadoras Bella Gonçalves e Iza Lourença (Psol).

O relator Gilson Guimarães (Rede), concluiu pela aprovação do Substitutivo-Emenda e, com o aval da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário ao parecer favorável, a proposição segue, em 2º turno, para análise da Comissão de Orçamento e Finanças Públicas.

Mudança no trânsito

Wanderley Porto (Patri) apresentou requerimento à BHTrans pedindo informação com um estudo técnico para avaliação de uso de mão única na Rua Frei Hilário, esquina com Dr Miguel Gontijo, no Bairro Planalto. De acordo com o parlamentar, a Rua Frei Hilário é muito íngreme e nela ocorrem constantes acidentes de trânsito. Ele entende que a solicitação proposta poderá evitar a ocorrência de mais acidentes. A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, que aprovou o requerimento, aguarda resposta da BHTrans com os esclarecimentos solicitados.

Itinerário da Linha 9101

Requerimento aprovado solicita à BHTrans informação com um estudo técnico para que a linha de ônibus 9101 - Alto Vera Cruz / São Bento - passe a trafegar até o Conjunto Habitacional Alto Santa Lúcia, uma vez que, de acordo com o autor do requerimento, Wanderley Porto, a população da localidade está desassistida de transporte público. Segundo o parlamentar, atualmente, não há nenhuma linha do transporte público que atende a população do Conjunto Habitacional Alto Santa Lúcia com destino à UPA Centro-sul. 

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional