MULHERES

Aprovada audiência sobre participação feminina no mercado de trabalho

Parlamentares querem conhecer histórias de sucesso e influenciar outras trajetórias

sexta-feira, 30 Julho, 2021 - 12:00

Foto: Abraão Bruck/CMBH

Se em 1964 uma única mulher integrou a delegação brasileira nos jogos olímpicos de Tóquio, hoje a cidade recebe 140 mulheres brasileiras em busca da realização de um sonho. As medalhas de prata no skate, obtida por Rayssa Leal, uma  menina de 13 anos nascida no Maranhão, e na ginástica olímpica, conseguida pela paulista Rebeca Andrade, mostram que as mulheres estão conquistando seu espaço no mundo e indo cada vez mais longe. Porém, o que se vê no mercado de trabalho brasileiro é que os avanços são lentos e os desafios crescentes. Nesta sexta-feira (30/7), a Comissão de Mulheres agendou a realização de audiência pública para discutir o tema Reivindicando o Espaço das Mulheres no Mercado de Trabalho, no dia 13 de agosto, às 10h, no Plenário Helvécio Arantes, a pedido das vereadoras Flávia Borja (Avante), Fernanda Pereira Altoé (Novo) e Professora Marli (PP). A lista de convidados será aprovada na próxima reunião.

De acordo com Flávia Borja, o objetivo é conhecer a história de mulheres vitoriosas na perspectiva de influenciar outras mulheres. “Queremos ouvir mulheres que atuam nas mais diversas áreas, conhecer suas histórias de sucesso, ver o que há de comum entre elas para poder influenciar positivamente outras mulheres a perseguir seus objetivos”, disse. Fernanda Altoé destacou a necessidade de discutir as diversas facetas da mulher na sociedade, pontuando os avanços alcançados na busca pelo reconhecimento. “É importante levantar as dificuldades encontradas em cada geração para dar um passo à frente nas conquistas femininas, mostrar essas dificuldades e que somos capazes de vencer os desafios.” Ela lembrou que outras mulheres já abriram caminhos e hoje é preciso tomar a iniciativa na busca pelo próprio espaço. 

Segundo pesquisa do IBGE, apesar de as mulheres serem maioria da população brasileira e mais escolarizada, somente 16% dos vereadores eleitos em 2020 foram do sexo feminino. Comparado com 2016, houve um aumento de três pontos percentuais. Ainda de acordo com a pesquisa, mesmo que seja constatado um aumento na participação das mulheres no mercado de trabalho, elas seguem ganhando menos que os homens e ocupando, cada vez menos, cargos gerenciais.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Instituional

21ª Reunião Ordinária - Comissão de Mulheres