SISTEMA VIÁRIO

Audiência sobre construção de áreas de escape no Anel Rodoviário é remarcada

Alinhamento com organograma do governo federal fez com que evento fosse adiado para dia 19 de agosto

quinta-feira, 15 Julho, 2021 - 17:15
Anel rodoviário, durante o dia, com trânsito intenso de mais de quarenta veículosnas duas vias.

Foto Divino Advíncula/PBH

A audiência pública para debater a importância da implantação das áreas de escape no Anel Rodoviário foi remarcada para o dia 19 de agosto, às 13h30. O tema foi deliberado em reunião da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário nesta quinta-feira (15/7). O requerimento de audiência é de autoria de Irlan Melo (PSD), que afirma o valor das áreas de escape para reduzir a ocorrência de acidentes e salvaguardar a vida dos cidadãos que diariamente transitam pela via.

Irlan Melo explicou que o objetivo da alteração da data “é um alinhamento com o organograma que nós temos em relação ao governo federal e também para a participação de todas as autoridades que fazem parte desse grande esforço de nossa parte para que se tenha áreas de escape no município de Belo Horizonte”. Irlan reforçou que a articulação busca garantir que a audiência seja efetiva.

Em sua justificativa para o debate, o vereador alerta para os vários acidentes ocorridos no Anel Rodoviário, que dificultam a circulação dos munícipes, afetam a circulação de bens e mercadorias e “colocam em risco a vida dos cidadãos".

Convidados

Serão convidados o responsável pela Coordenação de Exploração da Infraestrutura Rodoviária em Minas Gerais (COINFMG) como representante da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Marcelo Alcides dos Santos; o superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) em Minas Gerais, Gustavo Frederico Boerger; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Minas Gerais (PRF/MG), Marco Antônio Territo de Barros; o diretor superintendente da Concessionária BR-040 S/A —Via 040,  Luciano Moreira Santos; o presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A (BHTrans), Diogo Prosdocimi; e o superintendente da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap),  Henrique de Castilho Marques de Sousa.

Acidentes frequentes

Segundo dados da Polícia Militar Rodoviária, entre janeiro e junho deste ano foram registrados 924 acidentes nos 27 quilômetros do Anel Rodoviário. Mais de um terço deles, 352, tiveram vítimas. Os índices superam os do mesmo período do ano passado, em que houve 801 acidentes, 301 deles com vítimas. 

Falta de área de escape, aumento do fluxo de veículos e falta de fiscalização eletrônica de velocidade são alguns dos problemas observados. Em setembro de 2020, dez radares da via foram retirados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), sem previsão de reinstalação.

Áreas de escape

As áreas de escape são construídas nas margens das rodovias, principalmente em trechos de descida, com objetivo de auxiliar a frenagem de veículos desgovernados. A estrutura é planejada com faixa de acesso direcionada para uma caixa com profundidade de até 1,1 metro preenchida com argila expandida. “O Anel Rodoviário é palco de morte, prejuízo e muita tristeza. Desde 2017, luto pela implantação das áreas de escape”, afirmou Irlan Melo.

Estiveram presentes os seguintes membros efetivos da comissão: Wesley (Pros), Braulio Lara (Novo),  Gilson Guimarães (Rede), Henrique Braga (PSDB) e Rogerio Alkimim (PMN).  

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

19ª Reunião Ordinária -Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário