TRANSPORTE

Comissão quer informações sobre vistorias e vida útil dos ônibus de BH

Audiência vai debater início de serviços de topografia para regularização fundiária nas Vilas Nossa Senhora de Fátima e Marçola

quinta-feira, 29 Julho, 2021 - 16:45
ônibus azul com os dizeres "2014 Fac Milton Campos" circula na cidade ,durante o dia.

Foto: Breno Pataro/PBH

A vida útil dos ônibus de transporte de passageiros de Belo Horizonte e a periodicidade na qual são feitas vistorias são tema de pedido de informação à BHTrans, aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário nesta quinta-feira (29/7). Durante a reunião, também foi aprovada audiência pública para discutir o início dos serviços de topografia para o processo de regularização fundiária da Vila Nossa Senhora de Fátima e da Vila Marçola. A audiência foi marcada para o dia 5 de agosto, às 13h30, no Plenário Camil Caram. Foram aprovadas, ainda, duas visitas técnicas para verificar as condições de trabalho e infraestrutura das estações de metrô Central e Santa Inês. 

Quantidade e situação da frota

No pedido de informação sobre a frota de ônibus de transporte de passageiros, Rubão (PP) solicita à BHTrans informações sobre o tempo máximo de utilização de um ônibus e a periodicidade das vistorias para verificar as condições dos veículos que transportam passageiros. Ele pergunta, também, se existe um levantamento do tempo de utilização de cada ônibus da frota do transporte público em Belo Horizonte e, em caso positivo, pede uma cópia do relatório. 

Rubão disse que vê pouquíssimos ônibus e ônibus com muita lotação. “Eu imagino que está faltando ônibus há bastante tempo”, afirmou, complementando que no dia a dia as pessoas reclamam que os ônibus não estão 100% e que não há segurança em relação ao coronavírus para o usuário e o motorista. “Infelizmente a população não tem acesso à informação e ela tem o direito de saber, até porque a passagem está muito cara”. E acrescentou haver denúncias anônimas e ônibus circulando com mais de dez ou 15 anos, o que justifica a solicitação. 

Gilson Guimarães (Rede) ratificou que a passagem é cara, acrescentando que as empresas estão sucateadas. Ele parabenizou a condução que Gabriel (sem partido) tem dado à CPI da BHTrans, e enfatizou a importância de fiscalizar as empresas que estão “virando dominadoras” do município com seus ônibus. O vereador relatou vários incidentes no Aglomerado da Serra, como acidentes, quebra de veículos e descumprimento de horários. “A gente tem que ver qual o pensamento desses empresários, o que eles querem dar para a comunidade e o que eles querem receber em troca”, concluiu. 

Wesley (Pros) comentou que, como membro dessa comissão na legislatura anterior, participou da apresentação, em 2019, de um estudo de mais de 700 páginas que contemplava a frota, os itinerários e os atendimentos do transporte coletivo. “A conclusão que nós chegamos é que há muitos ônibus circulando, infelizmente o que falta em várias situações é uma gestão correta”, disse. E acrescentou que a BHTrans vem criando várias linhas sem contemplar o estudo feito e que é necessária uma reestruturação completa do transporte coletivo, que traria um melhor atendimento para a população. 

Braulio Lara (Novo) afirmou que o estudo mencionado por Wesley é muito completo e que trata da mobilidade urbana pensando na integração. “Esta é uma pauta que Belo Horizonte vai ter que estudar e avançar no próximo semestre”, refletiu.

Regularização fundiária

O processo de regularização fundiária das Vilas Nossa Senhora de Fátima e Vila Marçola será discutido em audiência pública no dia 5 de agosto, às 13h30, a pedido de Léo (PSL). A iniciativa foi comemorada por Gilson Guimarães: “Essa luta sempre foi uma busca da comunidade”, disse, explicando que, com a regularização, os moradores das vilas poderão abrir contas em bancos e ter outros benefícios. Ele desejou que o processo se estenda para outras comunidades periféricas.

Os convidados sugeridos no requerimento são: diretor-presidente da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Claudius Vinícius Leite Pereira; diretor de Habitação e Regularização da Urbel, Aderbal Freitas; chefe de Divisão de Regularização Fundiária da Urbel, Maria Lúcia Veloso; e presidentes de associações e lideranças envolvidas no processo, a serem informados posteriormente. 

Estações de metrô

Iza Lourença (Psol) solicitou duas visitas técnicas para verificar as condições de trabalho e infraestrutura das estações de metrô Central e Santa Inês, agendadas para o dia 23 de agosto. A visita à Estação Central será iniciada às 14h; e a visita à Estação Santa Inês às 15h. 

Na justificativa das visitas, Iza explica que desde 2019 o Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais (Sindmetro) recebeu reclamações dos assistentes operacionais lotados nestas estações sobre infiltrações na estrutura das bilheterias e salas operacionais, o que gerou mofo e mau cheiro nas dependências e compromete a saúde dos trabalhadores e usuários.“A situação é tão delicada que o Sindmetro chegou a requerer a imediata interdição da bilheteria e da sala de serviços operacionais para realização da obra de saneamento desse problema, para que sejam reestabelecidas, novamente, condições mínimas ao ambiente de trabalho”, afirmou. E solicitou o convite dos deputados federais Áurea Carolina e Rogério Correia, de um auditor-fiscal do Ministério do Trabalho e das entidades Sindimetro e Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). 

Estiveram presentes os membros efetivos da comissão Wesley, Braulio Lara, Gilson Guimarães, Henrique Braga (PSDB), e os vereadores Rubão, Gabriel e Marcela Trópia (Novo), todos de maneira remota. 

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional