VISITA TÉCNICA

Comissão verifica falta de ginecologistas em centros de saúde de Venda Nova

Serão visitados os centros de saúde Nova York e Rio Branco; colegiado quer conferir as condições gerais e avaliar a estrutura dos locais

segunda-feira, 23 Agosto, 2021 - 11:15
Fachada do Centro de Saúde Rio Branco

Foto: Reprodução Google 2019

A Comissão de Saúde e Saneamento realiza visitas técnicas, nesta terça-feira (24/8), para conferir as condições gerais, a estrutura funcional e a ausência de profissional de ginecologia nos centros de saúde Rio Branco e Nova York, ambos na Região de Venda Nova. As visitas, solicitadas pela presidente da Câmara, vereadora Nely Aquino (Pode), estão marcadas para 9h e 9h30, respectivamente, e foram solicitadas a partir de reivindicações feitas pela comunidade local. Segundo os requerimentos, moradores informaram à vereadora que há necessidade de melhor adequação da estrutura e denunciaram problemas relacionados à ausência de profissionais de ginecologia nas unidades.

O Centro de Saúde Rio Branco fica na Rua Joviano Coelho Júnior, 45, Bairro Rio Branco, e o Centro de Saúde Nova York, na Rua Wilton Marques Pereira, 10, Bairro Nova York. Para ambas as visitas foram convidados o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado; o coordenador de Administração Regional Venda Nova, Humberto Pereira; e representantes dos Conselhos Municipal e Distritais de Saúde, além das gerências dos dois centros e comissões locais de saúde.  

O que diz a PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o Centro de Saúde Rio Branco é uma das unidades que estão sendo reconstruídas, via Parceria Público Privada (PPP). A obra da nova sede da unidade está em fase final e a previsão é que, em outubro, o Centro de Saúde passe a funcionar no novo espaço.

No que se refere ao atendimento médico prestado na unidade, atualmente, o Centro de Saúde conta com 6 equipes de Saúde da Família, sendo três com processo de reposição de médico já em andamento. O atendimento aos usuários vinculados a estas equipes está sendo prestado pelos dois clínicos de apoio da unidade. O Centro de Saúde conta ainda com pediatra e a previsão é que até setembro, o ginecologista contratado inicie os atendimentos.

O Centro de Saúde Nova York possui 4 equipes de Saúde da Família, todas completas. A unidade conta ainda com clínico de apoio e pediatra. Atualmente, há uma vaga em aberto para ginecologista. Enquanto a vaga não é preenchida, o atendimento ginecológico é feito pelos outros profissionais médicos da unidade, além de encaminhamento das pacientes para consulta e acompanhamento com ginecologistas de unidades próximas.

Números sobre o atendimento à mulher

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, os centros de saúde de BH possuem equipes de Saúde da Família que têm como profissionais de apoio pediatra, clínico, ginecologista, psiquiatra, psicólogo, assistente social, nutricionista, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, farmacêutico, educador físico e equipe de zoonoses. Todos estes profissionais compõem equipes de Atenção Primária à Saúde e são responsáveis pela assistência, prevenção de doenças, promoção da saúde, coordenação do cuidado, monitoramento e acompanhamento da população de sua área de abrangência.

Em relação ao atendimento às mulheres da cidade, a PBH, em sua prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2021, afirmou que “a organização da Atenção Integral à Saúde da Mulher na rede SUS-BH visa a qualificação e a continuidade do cuidado de forma a responder às necessidades de saúde da mulher em todos os ciclos de vida.” De acordo com os dados apresentados, foram feitas, até 10 de maio deste ano, 34.190 consultas de pré-natal e 3.396 consultas de puerpério; além de 12.841 exames preventivos de colo do útero e 3.944 mamografias.

Superintendência de Comunicação Institucional