POLÍTICA URBANA

Com proximidade de período chuvoso, vereadores questionam obras na Vilarinho

Dia da Árvore é celebrado por parlamentares, que pediram conscientização contra desmatamentos e queimadas

quarta-feira, 22 Setembro, 2021 - 00:00
Quatro homens e uma mulher dividem tela de computador em reunião virtual.

Foto Abraão Bruck/CMBH

A chegada da primavera anuncia, de acordo com a meteorologia, a possibilidade de chuvas. Com isso, a preocupação com inundações na Região de Venda Nova, que passa por obras na Avenida Vilarinho. Para saber o andamento dessas intervenções, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana aprovou, na terça-feira (21/9), pedido de informação à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e à Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), assinado por Fernanda Pereira Altoé (Novo), perguntando sobre a previsão para o término, os critérios hidrológicos e hidráulicos da solução proposta e se o problema em toda a bacia será resolvido ou apenas junto ao terminal rodo-ferroviário. Outros pedidos de informação à PBH aprovados na reunião questionam a suspensão das atividades do Hospital Veterinário e seus custos de manutenção, e o pagamento de indenização aos moradores atingidos pelo deslizamento de terras ocorrido na Rua Graúnas, no Barreiro. Parlamentares comemoraram, ainda, o Dia da Árvore, com apelos para a conscientização da população contra os desmatamentos e queimadas. Confira aqui o resultado completo da reunião. 

Hospital veterinário e indenizações 

A suspensão de atividades do Hospital Veterinário de Belo no dia 30 de abril deste ano, sob justificativa de ampliação, é um dos temas do requerimento, de autoria de Nikolas Ferreira (PRTB). Endereçado ao prefeito Alexandre Kalil (PSD) e ao secretário municipal de Meio Ambiente, Mário de Lacerda Werneck Neto, o pedido de informação questiona como se deu a ampliação e qual o custo mensal da manutenção de atividades do hospital. O requerimento também conta que a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa-SP), responsável pela operacionalização do hospital, sugeriu a suspensão das atividades por falta de recursos e pergunta quais os motivos apresentados pela Associação para fundamentar a suspensão e se a situação já foi regularizada. 

O prefeiro também deverá responder à comissão, a pedido de Pedro Patrus (PT), sobre a indenização administrativa e/ou judicial em virtude de danos causados aos moradores atingidos pelo deslizamento de terras ocorrido na Rua Graúnas, na Região do Barreiro. De acordo com o vereador, alguns moradores da região receberam indenização e outros, o que o motivou a questionar como está sendo feito o processo, quantas residências foram atingidas e quantas famílias ainda não foram indenizadas, bem como a previsão de pagamento. 

Dia da Árvore e Clube Topázio 

Duda Salabert  (PDT) e Marcos Crispim (PSC) celebraram o Dia da Árvore, comemorado na terça-feira. Salabert afirmou que todos estão sentindo na pele o drama do incêndio dos municípios ao redor e de nossas matas, o que atrapalha diretamente a saúde do Município. “Nossa comissão vai ter muito trabalho no futuro e tenho certeza que a gente está muito bem acompanhado por vereadores e parlamentares preocupados de fato com a saúde ambiental do município”, concluiu. Crispim também chamou a atenção para a importância da prevenção de incêndios, que têm acabado com a diversidade da fauna e flora do entorno de Belo Horizonte. “Moro perto de Sabará e ontem à noite foi difícil, porque lá aconteceram grandes queimadas que estavam nos prejudicando”, disse. E apoiou políticas públicas de incentivo do plantio de árvores, relembrando com saudosismo do tempo em que a capital mineira tinha o título de Cidade Jardim.  

Aprovada realização de visita técnica, solicitada por Professor Juliano Lopes (Agir), ao Clube Topázio, localizado na Rua João Ferreira da Silva, nº 1900, Bairro Paraúna. A visita foi agendada para o dia 29 de setembro, às 14h30, e visa verificar o impacto ambiental na área do clube em virtude do descumprimento de ordem judicial do processo nº: 5019038-42.2016.8.13.0024, por parte da Sudecap, condenada em 31 de maio de 2019 a realizar obras para impedir a grande vazão de água e a retirar o esgoto e detritos da nascente, da mata e da lagoa do clube em seis meses. 

Também foi aprovado cancelamento de audiência pública para discutir a Gestão de Resíduos Orgânicos em Belo Horizonte e seu papel como ferramenta de enfrentamento ao atual cenário de Emergência Climática e Insegurança Alimentar, solicitada por Duda Salabert, em função da incompatibilidade de agenda dos convidados. 

Estiveram presentes os seguintes membros efetivos da comissão: Ciro Pereira (PTB), Marcos Crispim (PSC), Duda Salabert (PDT), Professor Juliano (Agir)  e Wanderley Porto (Patri), além de Wilsinho da Tabu (PP).

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

31ª Reunião Ordinária - Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana