VISITA TÉCNICA

Vistoria na CTRS vai analisar instalações e uso de área desativada do antigo aterro

Visita será na quinta (2/9), 9h, e vai avaliar apoio a cooperativas de reciclagem e a projeto de valorização de resíduos orgânicos

quarta-feira, 1 Setembro, 2021 - 14:00

Imagem: PBH

A Central de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTRS), localizada às margens da rodovia BR-040, no Bairro Jardim Filadélfia, região Noroeste da capital, receberá visita técnica da Comissão de Saúde e Saneamento, na próxima quinta-feira (2/9), às 9h. Desde dezembro de 2007, o local não recebe mais o lixo de Belo Horizonte e os resíduos gerados na cidade são destinados ao aterro de Macaúbas, em Sabará. Durante a visita técnica, requerida pela vereadora Duda Salabert (PDT), serão avaliadas a atual situação das instalações e as possibilidades para uso futuro da área desativada do antigo aterro sanitário. Entre as propostas está a utilização dos galpões existentes no local para apoio às cooperativas de reciclagem da cidade e para o projeto de valorização de resíduos orgânicos.

A Central de Tratamento de Resíduos Sólidos ocupa uma área de aproximadamente 1 milhão de m², sendo que o espaço tomado com resíduos aterrados é de 650 mil m². No local, há cerca de 24 milhões m³ de resíduos e a altura do maciço de resíduos é de 65 metros. De acordo com a PBH,  atualmente funcionam no local uma Central de Aproveitamento Energético do Biogás, uma Estação de Reciclagem de Entulho, uma Unidade de Compostagem, uma Unidade de Recebimento de Pneus e uma Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes.

Biogás

A Central de Aproveitamento Energético do Biogás é pioneira em Minas Gerais. Ela processa e queima o gás metano produzido a partir da decomposição do lixo do antigo aterro sanitário da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU). A energia elétrica gerada é comprada pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e distribuída por sua rede.

Pneus

A Unidade de Recebimento de Pneus (URP) é o local disponibilizado pela SLU para evitar que pneus inservíveis sejam jogados em lotes vagos, beiras de estrada e cursos d’água. A unidade existe desde fevereiro de 2007 e recebe gratuitamente qualquer quantidade de pneus. A URP funciona na Central de Tratamento de Resíduos Sólidos da BR-040, em uma área coberta de 200m², com capacidade para armazenar até quatro mil pneus usados. A cada duas mil unidades coletadas, o material é recolhido, transportado às empresas de trituração e, depois, encaminhados para destinação final. Conforme a PBH, eles são reaproveitados como combustível alternativo para indústrias de cimento, na fabricação de solas de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, vasos para flores, pisos, tapetes para automóveis, entre outras finalidades.

Compostagem

O Programa de Compostagem da SLU prioriza a coleta de resíduos orgânicos nas grandes fontes geradoras, como supermercados e feiras. Esses resíduos são misturados à poda triturada e revirados com trator em pátio aberto, onde ficam por aproximadamente quatro meses. O produto gerado no processo, uma espécie de adubo semelhante ao húmus, é usado, de acordo com a Prefeitura, nas praças e parques da cidade.

Histórico

Inaugurada em 17 de fevereiro de 1975, a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTRS) recebeu o lixo de Belo Horizonte até 2007, quando a capacidade do aterro se esgotou, e os resíduos gerados na cidade começaram a ser destinados ao aterro sanitário da Central de Tratamentos de Resíduos Macaúbas, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Superintendência de Comunicação Institucional