UPA PAMPULHA

Limitada, unidade atual será substituída por novo espaço só em maio de 2025

Recursos para a construção da nova unidade estão garantidos; fase atual é de licitação do projeto de obras. Vereadores pediram celeridade

quarta-feira, 13 Outubro, 2021 - 18:15
Duas mulheres e três homens dividem tela de computador em reunião remota virtual.

Foto Abraão Bruck/CMBH

Espeço pequeno e longas filas de espera por atendimento. Apontada por usuários e constatada em visita técnica, a realidade da UPA Pampulha, que atende mais de uma região de Belo Horizonte e municípios vizinhos, foi tema de audiência pública da Comissão de Administração Pública nesta quarta-feira (13/10). Solicitada por Duda Salabert (PDT), a reunião debateu as condições da UPA atual, antes e depois do pico da pandemia de coronavírus, e a previsão de início e conclusão das obras da nova unidade. A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) informou que os recursos para a construção da nova UPA Pampulha estão garantidos e que atualmente está em licitação o projeto da obra, que deve ser entregue à comunidade maio de 2025.   

Duda Salabert disse que a UPA Pampulha é extremamente importante para Belo Horizonte, e que tem recebido  muitas críticas sobre a estrutura do espaço e o atendimento. No dia 15 de setembro, Salabert realizou uma visita ao local, situado na Av. Santa Terezinha, nº 515, no Bairro Santa Terezinha, e verificou que o espaço está saturado. Ela disse haver relatos de filas de espera das 7h às 17h . A vereadora iniciou os debates com questionamentos sobre a situação do orçamento e a previsão das obras de construção da nova UPA. 

Maristela do Nascimento Silva, gerente da UPA Pampulha (UPA-P), disse que a unidade está chegando à normalidade após um longo período de pandemia de covid-19, em que estava atendendo pacientes com síndromes respiratória e gripal, e concentrando os demais atendimentos no Centro de Saúde Santa Terezinha. Diante da redução de pacientes com síndrome respiratória, a UPA-P tem recebido entre 150 a 200 pacientes por plantão, entre eles os que ficaram reclusos, os com sintomas pós-covid-19 e os com comorbidades, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. 

A gerente informou que a UPA Pampulha é referência para os centros de saúde de urgência e saúde mental para a região de mesmo nome e para a Região Noroeste. A unidade também recebe cidadãos de Contagem, responsáveis por cerca de 18% dos atendimentos, nas áreas de pediatria e cirurgia, além de Ribeirão das Neves e outros municípios. Silva acrescentou que a UPA tem uma equipe diversificada de saúde, com cinco clínicos durante o dia, três clínicos à noite e dois pediatras e um cirurgião nos turnos noturno e diurno.  E disse que houve período com uma certa dificuldade, com escalas incompletas e grande rotatividade, mas que os contratos feitos permitiram a recomposição da equipe. 

Duda Salabert considerou os profissionais da UPA, e os profissionais de saúde em geral, como heróis e heroínas no combate ao covid-19, afirmando que o nacionalismo atualmente também está na cor branca do jaleco que eles usam. A vereadora disse que irá buscar medidas para a melhoria do serviço e do atendimento, bem como a valorização dos trabalhadores da UPA, que atende a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Wilsinho da Tabu (PP) reforçou o elogio aos profissionais da área de saúde, que merecem carinho, respeito e empenho para que sejam valorizados. 

Prazos de projeto e de obras

A diretora de Planejamento da Sudecap, Tricia Zandim, disse que o órgão atua como executor dos contratos do projeto e das obras. O projeto da nova UPA Pampulha foi contratado e é financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e que a obra está contemplada por financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Zandim explicou que o edital foi publicado em fevereiro deste ano e a fase atual do empreendimento é a de execução de projetos, que já foram licitados, cujo encerramento está previsto para março de 2022. A publicação do edital de obras está prevista para julho de 2023; com início das obras em janeiro de 2025 e conclusão em maio de 2025.  

Daniel Toscano, diretor de Edificações da Sudecap e responsável pela fiscalização e condução do projeto da UPA-P, disse que a unidade está em fase de elaboração do projeto, que inclui instalações diversas de mais de 50 atividades, e que a obra tem um custo de R$ 15 milhões. E ressaltou a necessidade de respeitar os prazos para recursos na licitação. Toscano afirmou que a Sudecap está pronta para a execução das obras e se colocou à disposição para informações complementares. 

Duda Salabert lamentou a ausência de representante da Secretaria Municipal de Saúde, cuja presença poderia trazer mais informações sobre o andamento da construção da UPA. E disse que irá buscar meios de agilizar a construção da nova unidade, que é urgente, mas irá demorar cerca de três anos e meio. 

A UPA-P foi uma das unidades visitadas Helinho da Farmácia (PSD) em 2020, que considerou seu espaço pequeno. O vereador elogiou os profissionais da unidade e se prontificou a trabalhar pela ampliação do espaço. “Acredito que passado o período da pandemia as construções serão retomadas”, disse, afirmando ansiar pela ampliação das UPAs Barreiro e Pampulha . 

Salabert disse que vai buscar informações sobre o rito da administração pública para acelerar o processo. “Eu e demais vereadores da Câmara iremos buscar celeridade nesse processo”, assegurou. 

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

Audiência pública para debater a construção da nova UPA Pampulha - 35ª Reunião Ordinária - Comissão de Administração Pública