VISITAS TÉCNICAS

Vereadores vão fiscalizar cumprimento de protocolo em escolas nos dias 5 e 6/10

Objetivo da comissão é verificar a adaptação dos espaços e medidas sanitárias adotadas para o retorno seguro das aulas presenciais

segunda-feira, 4 Outubro, 2021 - 14:30

Foto: Karoline Barreto/CMBH

No dia 2 de agosto, após duas semanas de recesso, os alunos das rede municipal de educação infantil e ensino fundamental de Belo Horizonte retomaram as atividades escolares. Suspensas desde março de 2020 pela Prefeitura como medida de contenção da pandemia, as aulas presenciais começaram a ser autorizadas a partir de abril deste ano, gradualmente e com restrições. Com a melhora dos indicadores, neste semestre o atendimento presencial foi ampliado, de forma opcional, sujeito à observância de protocolos como distanciamento mínimo, ventilação e higienização adequadas e uso de máscaras. A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo vem acompanhando de perto o cumprimento das diretrizes estabelecidas pela Secretarias Municipais de Educação e de Saúde e o Comitê de Combate à Covid-19. Três unidades na próxima terça (5/10) e outras duas na quarta-feira (6/10) serão visitadas pelos vereadores.

Considerando os prejuízos do fechamento das escolas para o bem-estar físico e mental, a aprendizagem e a proteção social de crianças e adolescentes, especialmente os mais vulneráveis, com menor acesso a tecnologias de ensino remoto, a volta das atividades presenciais foi defendida pela maioria dos membros da comissão em audiências públicas e no Plenário. O processo de reabertura iniciado ainda no primeiro semestre foi celebrado pelas vereadoras e vereadores, que debateram a questão e reforçaram a necessidade de conciliar o direito à educação com a proteção da saúde, adotando-se os devidos cuidados para evitar a disseminação do vírus e o contágio de alunos, professores, funcionários e pais.

A ampliação e a iminência da retomada plena do atendimento presencial tornou ainda mais relevante a verificação do cumprimento dos protocolos de segurança de forma eficiente pelas unidades de ensino. Atendendo as prerrogativas de representar a população e fiscalizar a Administração Municipal, a presidente da Comissão de Educação do Legislativo, Marcela Trópia (Novo), requereu a realização de novas visitas técnicas a escolas de educação infantil e ensino fundamental. Nesta terça e quarta-feiras, a adequação dos espaços e do funcionamento de duas unidades na Regional Noroeste, uma na Regional Pampulha e duas na Região do Barreiro serão vistoriadas pela comissão, com o acompanhamento de gestores e servidores. 

Locais e horários

A primeira visita da terça-feira (5/10) terá início às 9h30 na Escola Municipal Júlia Paraíso, que atende alunos do ensino fundamental, situada na Rua Tiês, nº 100, Bairro Alípio De Melo (Regional Pampulha).  Às 10h30, os parlamentares seguem para a Escola Municipal Prefeito Pierucetti, que, além do ensino fundamental, oferece turmas de pré-escola. A unidade fica na Rua Caitité, nº 309, no Conjunto Filadélfia, Região Noroeste de BH. Na mesma regional, a partir das 11h30, a Comissão percorrerá as dependências da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Pituchinha, localizada na Rua Marquês de Lavradio, 619, Bairro Alto dos Pinheiros.

Na quarta-feira (6/10), a partir das 10h, os parlamentares estarão na Escola Municipal de Ensino Fundamental União Comunitária, à Rua Professor Luiz Bicalho, 505, Bairro Brasil Industrial, na Regional Barreiro; a partir das 11h, será a vez da Escola Municippal Professora Isaura Santos, situada à Rua Hoffman, nº 80, Bairro Miramar, também no Barreiro.

As visitas técnicas foram comunicadas diretores das unidades pela presidente da comissão, que solicitou a indicação de representantes para receber os vereadores e prestar as informações solicitadas

Superintendência de Comunicação Institucional