NOVEMBRO AZUL

Caminhada encerra mês da conscientização sobre a saúde do homem

Encontro teve o objetivo de chamar a atenção da comunidade para a importância da realização de exames preventivos periódicos

terça-feira, 30 Novembro, 2021 - 10:45

Foto: Cláudio Rabelo/CMBH

Uma caminhada com a participação de vereadores, servidores e seus familiares encerrou na manhã desta terça-feira (30/11) o Novembro Azul na Câmara Municipal. A campanha iniciada no princípio do mês teve o objetivo de ampliar a conscientização sobre a importância dos exames preventivos para o diagnóstico do câncer de próstata. Para os parlamentares que estiveram presentes, a ampliação dos espaços de divulgação é essencial para o combate à desinformação e ao preconceito quanto à doença.

Três milhões vivem com a doença

O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é celebrado no dia 17 de novembro e durante todo este mês a Câmara Municipal realizou diversas atividades, visando conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças diversas que atingem essa população, dentre elas o próprio câncer de próstata. Para Rubão (PP), que participou da caminhada nesta manhã, a campanha é a forma mais eficaz de levar a informação à cidade. “O câncer de próstata é o segundo que mais mata entre nós homens e a autoprevenção é a melhor maneira para o combate à doença”, declarou.

Ainda segundo o vereador, a visita regular ao médico e o cuidado com a saúde deve ser uma preocupação de todo homem, já que o surgimento de uma doença pode ter impacto sobre a sua volta. "Existe um tabu. Os homens pensam que é uma situação desagradável. Mas tenho 45 anos e fiz (o exame) pela primeira vez. É um exame super normal e que salva vidas. A prevenção te dá a tranquilidade de saber que está tudo bem", afirmou.

Dados do Ministério da Saúde apontam que 42 homens morrem diariamente em decorrência do câncer de próstata e, aproximadamente, 3 milhões vivem com a doença, que é a segunda maior causa de morte por câncer entre o público masculino no Brasil. Este ano, além de iluminar a fachada do prédio em azul e personalizar com a cor os perfis nas redes sociais aderindo o Novembro Azul, a Câmara realizou palestra e blitz educativa com distribuição de panfletos na Praça Sete.

Na caminhada desta manhã, além de Rubão, estiveram presentes também os vereadores Cláudio do Mundo Novo (PSD), Marcos Crispim (PSC) e Wilsinho da Tabu (PP), e a vereadora Fernanda Pereira Altoé (Novo).

Alimentação e prática da atividade física

Segundo o urologista da Sociedade Brasileira de Urologia, Rodrigo Silvério, o câncer de próstata é uma das doenças mais prevalentes no homem, trazendo desconforto e sequelas físicas, motoras e sociais significativas. Desta forma, é fundamental que homens na faixa entre 40 e 45 anos realizem exames para avaliar suas condições de saúde, eliminando o medo e o preconceito. Quanto aos fatores que podem aumentar a incidência do câncer de próstata, vale destacar o estilo de vida, como alimentação rica em frituras e grande quantidade energética; além da obesidade e do sedentarismo, que dificultam, também, o combate à doença.

Como a prevalência do câncer de próstata é elevada, é fundamental descobri-lo com antecedência, para conseguir tratá-lo de maneira mais fácil e eficaz. De acordo com Rodrigo, quando se descobre a doença no início, a chance de cura é de até 99%, com possibilidade de menos sequelas e menos consequências de lesão ao homem.

O médico ainda orienta que os homens tenham uma referência na área de saúde, como muitas mulheres têm ginecologistas. Segundo ele, um urologista ou um cardiologista podem direcionar o homem quando necessário, evitando, assim, problemas mais graves. 

Legislação municipal

Além das campanhas institucionais, a Câmara Municipal também avança na prevenção e no combate ao câncer de próstata por meio da criação leis. Nos últimos anos, várias normas voltadas ao tema foram criadas com foco no tratamento da doença, em políticas públicas destinadas ao segmento e em ações preventivas. A Lei 11078/2017, do ex-vereador Dr. Nilton, dispõe sobre tratamento gratuito do câncer de próstata pela Secretaria Municipal de Saúde; e a Lei 10604/2013, da ex-vereadora Sílvia Helena, estabelece princípios e objetivos da política de atenção integral à saúde do homem. Já a Lei 10150/2011, da ex presidente da Câmara, vereadora Luzia Ferreira, institui a Política Municipal de Prevenção e Controle do Câncer de Próstata; e a Lei 9138/2006, de ex-vereador Professor Elias Murad, cria o Dia Municipal de Prevenção e Combate ao Câncer de Próstata, a ser celebrado, juntamente com o dia Nacional, 17 de novembro.

Superintendência de Comunicação Institucional

Caminhada Novembro Azul encerrou a programação da campanha Novembro Azul 2021 na Câmara Municipal de Belo Horizonte