MEIO AMBIENTE

Riscos de rompimento de barragem, deslizamento e enchentes serão apurados

Temor é que chuvas fortes possam provocar desastres ambientais e até mesmo comprometer abastecimento de água em BH

terça-feira, 22 Fevereiro, 2022 - 16:00
Imagem de uma pessoa atravessando com um  guarda-chuva, uma área totalmente alagada. Ao fundo, um muro com a bandeira do Brasil pintada.

Foto: Paulo Pinto/ Fotos Públicas

As mudanças climáticas têm provocado chuvas cada vez mais frequentes e intensas, o que pode ocasionar desastres como rompimento de barragens, enchentes e deslizamento de terras, como os observados desde o início do ano. A preocupação com eventos desta natureza não escapa à percepção da Comissão de Meio Ambiente,  Defesa dos Animais e Política Urbana que aprovou, nesta terça-feira (22/2), visita técnica para verificar a situação estrutural da Barragem Mina Pau Branco, em Brumadinho, e discutir impactos no abastecimento hídrico de Belo Horizonte em caso de eventual rompimento. O colegiado também aprovou requerimento questionando ações da PBH no combate a bota-fora clandestino que estaria potencializando risco geológico no Bairro Santa Lúcia, além de visita técnica para apurar razões de alagamento na Avenida Perimetral, no Vale do Jatobá. 

A pedido de Rubão (PP), visita técnica à barragem de mineração "dique lisa" Mina Pau Branco (Rodovia BR 040 - km 562,5), em Brumadinho, será no dia 11 de março, às 9h. A proposta é avaliar a situação estrutural da barragem e discutir quais serão os impactos no abastecimento hídrico da capital mineira, caso haja um rompimento. Os vereadores também estão preocupados com as interrupções no fluxo rodoviário de BH na hipótese de necessidade de evacuação de área atingida. Eles querem discutir um plano de prevenção e verificar qual a extensão dos danos, gerais e ambientais, se rompida a barragem. 

Deslizamento de terra

A comissão aprovou requerimento de Nikolas Ferreira (PRTB) questionando o prefeito Alexandre Kalil (PSD) e o secretário de Meio Ambiente, Mário Werneck, sobre o risco de deslizamento de terras provocado por um bota-fora clandestino, no Bairro Santa Lúcia. Segundo o parlamentar, foram feitas denúncias de que caminhões têm despejado entulhos e resíduos sólidos, próximo à Rua Planetóide, 350, uma região com “topografia desnivelada, a qual, aliada ao período de chuvas intensas, demonstra um risco geológico.” O colegiado quer saber se a PBH está ciente dessa possível irregularidade,  como é realizada a fiscalização nesses casos e qual canal pode ser utilizado pelos munícipes para denúncias. Também é perguntado se o despejo ocorre em propriedade particular e o que pode ser feito para proibir a ação.  

Plantio de árvores

Já a secretária municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social, Adriana Branco, terá que responder, a pedido de Pedro Patrus (PT), sobre a política de supressão e replantio de árvores na cidade. A comissão questiona qual o número de árvores suprimidas e qual o montante plantado desde janeiro de 2017, e porque as ações de supressão não são informadas previamente no site da PBH. Entre outras questões, eles indagam se existe um mapeamento orientando as ações de replantio, com vistas à melhoria da qualidade ambiental da cidade; e se é possível acessar, caso haja, o Plano Diretor Arbóreo para a capital. 

Alagamento

Ainda durante a reunião, a comissão deu aval para visita técnica à Avenida Perimetral, esquina com Rua Coletora, no Bairro Vila Pinho, Vale do Jatobá. Segundo Irlan Melo (PSD), autor do requerimento, o objetivo é verificar as causas dos alagamentos e avaliar quais os procedimentos de drenagem urbana necessários para reduzir a ocorrência de enchentes no local. Em sua justificativa, o vereador afirma que “inundações decorrentes da alta pluviosidade ocasionam diversos transtornos e colocam em risco a segurança de quem trafega e/ou reside na região”. O encontro, marcado para o dia 21 de março, às 15h30, terá como convidados o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão; o superintendente de Desenvolvimento da Capital, Henrique Castilho; e o coordenador de Atendimento Regional Barreiro, Walmir Anselmo Mattos. 

Superintendência de Comunicação Institucional