Problemas enfrentados por passageiros na Estação Diamante serão verificados
Rua para Todos avança em mais uma comissão e pode aumentar o número de vias disponíveis para o lazer
Foto: Karoline Barreto/CMBH
Ônibus lotados, desrespeito ao quadro de horários e com previsão de aumento de 30% no valor da tarifa, elevando de R$4,50 para R$5,85 o valor da passagem. São muitos os desafios enfrentados para quem precisa do transporte público coletivo em BH. Para os usuários da Estação Diamante, na Região do Barreiro, a situação não é diferente. A população reclama da dificuldade até mesmo de comprar passagens. Para avaliar as condições de operação do terminal, a Comissão de Desenvolvimento, Transporte e Sistema Viário fará visita técnica ao local, conforme requerimento aprovado em reunião nesta quinta-feira (7/4). O colegiado aprovou ainda parecer favorável, em 2º turno, ao Projeto de Lei 183/2021, que institui o programa Rua para Todos. Os vereadores também querem conhecer os resultados dos testes realizados no ano passado com ônibus elétricos.
Estação Diamante
A pedido de Wanderley Porto (Patri), a comissão aprovou a realização de visita técnica para verificar a situação em que se encontra a Estação Diamante, que, segundo a comunidade, sofre com o descaso do poder público. Além de ônibus superlotados, os passageiros relatam a dificuldade para comprar passagens devido à falta de maquinário. No dia 14 de fevereiro, por volta das 20 horas, passageiros da linha 303 (Estação Daimante/Santa Cecília) tiveram que descer do veículo e ficaram na rua após a interrupção da viagem por falta de combustível. O caso já foi questionado pelo colegiado. A visita, marcada para o dia 27 de abril, às 9h, deve contar com a participação de representantes da BHTrans - Regional Barreiro, e do Sindicato das Empresas do Transporte Público (Setra).
Rua para Todos
De autoria da Professora Marli (PP), o PL 183/2021 propõe o fechamento total ou parcial de trechos de vias públicas, em cada uma das nove regionais da cidade, com o objetivo de oportunizar espaços de lazer, prática esportiva e atividades culturais. Nos locais definidos por decreto do Executivo, onde for implantado o programa, será proibido o trânsito de veículos de forma total ou parcial.
Proposta pela Comissão de Legislação e Justiça (CLJ), a Emenda 1 retira trecho do texto original trecho que define o horário das 10h às 16h, aos domingos e feriados, para a realização do Programa Rua para Todos. Ao justificar o voto favorável à emenda, o relator Wesley (sem partido) considerou que “o planejamento do sistema viário, a engenharia de trânsito, bem como a administração de circulação de veículos de qualquer natureza nas vias públicas, competem ao Poder Executivo” e que a aprovação da matéria sem a emenda poderia causar interferência em atos o Executivo.
Com a aprovação da emenda pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, o PL segue para a Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana antes de ir a Plenário.
Ônibus elétricos
O colegiado vai questionar o prefeito Fuad Noman (PSD) e o presidente da BHTrans, Diogo Prosdocimi, sobre o resultado de testes realizados com ônibus elétricos em Belo Horizonte. Assinado por Braulio Lara (Novo), o requerimento informa que foram realizados testes com um ônibus 100% elétrico no sistema de transporte coletivo municipal, envolvendo quatro linhas de ônibus e quatro itinerários em BH. Ainda segundo o requerimento, durante o período de teste, os usuários poderiam compartilhar suas percepções sobre o desempenho, o conforto, o nível de ruído e a sustentabilidade por meio de uma pesquisa on-line, usando um QR Code, que estava disponível em cartazes dentro do ônibus. Para avaliar o desempenho dos veículos testados, também foram observados adaptabilidade às condições climáticas e aos tipos de solo e relevo; níveis de emissão de gases de efeito estufa e de ruído, além de consumo de energia elétrica e autonomia das baterias em condições normais e severas.
A comissão quer saber se haverá novos testes e em quais datas; e se existe alguma previsão de implantação de frota elétrica no transporte público municipal. São solicitadas cópias do estudo realizado e dados apurados, tanto dos retornos dos usuários do ônibus elétrico, em teste, como das questões técnicas mapeadas pelos avaliadores.
Superintendência de Comunicação Institucional