VISITAS TÉCNICAS

Parques da Serra do Curral e das Águas, no Barreiro, serão fiscalizados

Visita ao Parque da Serra do Curral será nesta terça (17/5); na quinta (19/5) será a vez do Parque Roberto Burle Marx (Parque das Águas)

segunda-feira, 16 Maio, 2022 - 20:00
Vista do Parque da Serra do Curral

Foto: Divulgação PBH

Duas visitas a parques municipais estão agendadas para essa semana pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana, após recebimento de denúncias sobre abandono dessas áreas. Nesta terça-feira (17/5), às 9h, será vistoriado o Parque da Serra do Curral, localizado na Avenida José de Patrocínio Pontes, n° 1951, no Bairro Mangabeiras (Região Centro-Sul de Belo Horizonte). Já na quinta-feira (19/5), no mesmo horário, será a vez do Parque Roberto Burle Marx (Parque das Águas), situado na Avenida Ximango, nº 809, no Bairro Flávio Marques Lisboa (Região do Barreiro). Ambas as visitas foram solicitadas por Rubão (PP). Em função de denúncias de mesmo teor, o colegiado visitou no mês passado o Parque Municipal Américo Renné Gianetti (18/4) e o Parque das Mangabeiras (28/4).

Localizado em uma área de 400 mil m² e inaugurado em 8 de setembro de 2012, o Parque da Serra do Curral é patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e símbolo de Belo Horizonte. Do alto dos seus 10 mirantes podem ser identificados pontos turísticos da cidade e aspectos naturais de seu entorno, como a Lagoa da Pampulha, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, a Avenida Afonso Pena, o Estádio Mineirão, a Serra da Piedade e o Pico do Itabirito. Atualmente, em função de estudos científicos sobre flora ameaçada de extinção (descoberta no local no início de 2016), e também de ações de readequação e manejo da trilha, somente está disponível ao público a caminhada livre (sem guias) até o mirante 3. 

Considerado um corredor ecológico de vegetação preservada, o parque situa-se em uma região de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado. Há nele grande diversificação da fauna, principalmente em relação às aves, com identificação de mais de 125 espécies, algumas endêmicas do Cerrado e outras comuns em regiões de montanhas. Gavião carrapateiro, gavião carcará, coruja caburé, sanhaço de fogo, chorozinho-de-chapéu-preto e choca-da-mata são algumas das espécies encontradas na região.

Parque das Águas

O Parque Roberto Burle Marx, mais conhecido como “Parque das Águas”, a ser visitado no dia 19 de maio, está inserido no complexo ecológico da Serra do Rola-Moça. Com área aproximada de 176 mil m², apresenta um pequeno lago e, em sua extensão, encontra-se o Córrego Clemente, cuja nascente está na Serra do Rola-Moça. Esse curso d´água é de grande importância ambiental por ser um dos afluentes do Ribeirão Arrudas, que integra a Bacia do Rio São Francisco. A unidade de preservação foi criada em dezembro de 1994, e sua área já abrigou a antiga “Casa de Descanso do Prefeito” de Belo Horizonte e a “Cidade do Menor”, alojamento para crianças e adolescentes em risco social. Como opções de lazer, oferece extensas áreas gramadas, lagos e jardins, além de quadras poliesportivas, pista de caminhada e campo de futebol.

Em relação às características ambientais, O Parque Roberto Burle Marx tem vegetação típica de Cerrado e possui algumas espécies nativas representativas da Mata Ciliar, como copaíbas, jacarés, ingás e jatobás. Assim como no Parque da Serra do Curral, a avifauna é bastante expressiva. Lá podem ser vistos tucanos, pica-paus, sabiás, gaviões, garrinchas, corujas, saracuras, saíras e tié-sangue. Para além das aves, abriga espécies como gambás, micos-estrela, esquilos, teús, cágados, carpas, tamanduás e quatis.

Outros dois parques já foram visitados pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana após relatos semelhantes de abandono. No 18 de abril foram verificadas as condições do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, conhecido por todos simplesmente como “Parque Municipal”, e no dia 28 de abril foi a vez da visita ao Parque das Mangabeiras.

Superintendência de Comunicação Institucional