SAÚDE

Comissão quer informações sobre medidas de prevenção à varíola dos macacos

Doença foi declarada emergência de saúde de importância internacional pela OMS. Centro de Saúde Salgado Filho será vistoriado dia 23

sexta-feira, 5 Agosto, 2022 - 12:00
Vereador sentado à mesa em frente ao computador, interage com outro vereador, que participa de reunião de maneira remota.

Foto Karoline Barreto/CMBH

A varíola dos macacos, declarada emergência de saúde pública de importância internacional pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é tema de pedido de informação aprovado em reunião da Comissão de Administração Pública na quarta-feira (3/8). Feita por Duda Salabart (PDT), a solicitação é endereçada à Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de obter esclarecimentos sobre medidas de prevenção da doença, que já conta com casos em Belo Horizonte. Também foi aprovado pedido de informação para obter informações complementares sobre as atividades desenvolvidas no âmbito do Programa de Homeopatia, Acupuntura e Medicina Antroposófica  (Prhoama) da Rede SUS-BH. De autoria de José Ferreira (PP), o pedido é endereçado ao prefeito Fuad Noman e à Secretaria Municipal de Saúde. Foi aprovada, ainda, visita técnica, de autoria da Professora Marli (PP), para averiguar as condições da estrutura física, de equipamentos e insumos do Centro de Saúde Salgado Filho.  A visita foi agendada para o dia 23 de agosto, às 9h30, na unidade mencionada, que fica na Rua Campina Verde, 366, Bairro Salgado Filho. Confira aqui os documentos e o resultado completo da reunião.

Varíola dos macacos

Um dos pedidos de informação aprovados pela comissão tem o objetivo de obter dados sobre as ações da Prefeitura para prevenir a varíola dos macacos. Nele, Duda Salabert explica que a OMS declarou, no dia 23 de julho, que o atual surto da varíola dos macacos é uma emergência de saúde pública internacional. Salabert pergunta se a Prefeitura possui um plano de enfrentamento à varíola dos macacos e, considerando que a comunicação pública sobre doença mencionada tem reforçado o estigma contra homossexuais masculinos, a vereadora questiona se há previsão de alguma campanha para combater esse estigma. A vereadora também indaga, após considerar que as trabalhadoras do sexo estão especialmente vulneráveis ao contágio pela varíola dos macacos, se há algum plano de ação para orientá-las sobre a doença, diagnóstico e tratamento. 

Homeopatia

Outro pedido visa obter informações complementares aos quesitos indagados em requerimento anterior,sobre as atividades desenvolvidas no âmbito do Programa de Homeopatia, Acupuntura e Medicina Antroposófica  (Prhoama). De autoria de José Ferreira (PP), o pedido é endereçado ao prefeito Fuad Noman e à secretaria Municipal de Saúde, Cláudia Navarro. No pedido de informação atual, Ferreira pergunta em quais centros de saúde e centros de reabilitação do município o programa está implantado e se existem estudos para ampliação da oferta de terapias alternativas para os munícipes. Em caso de resposta positiva, o vereador solicita data e locais da implantação.

Centro de Saúde

Aprovada visita técnica para averiguar as condições da estrutura física, de equipamentos e insumos do Centro de Saúde Salgado Filho. Solicitada por Professora Marli (PP), a visita irá acontecer na referida unidade, que fica na Rua Campina Verde, 366, Bairro Salgado Filho, no dia 23 de agosto, às 9h30. Serão convidados os representantes da Secretaria Municipal de Governo, da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e da Coordenadoria de Atendimento Regional Oeste.

Estiveram presentes os seguintes membros efetivos da reunião: José Ferreira (PP), Cláudio do Mundo Novo (PSD) e Dr. Célio Frois (PSC). 

Superintendência de Comunicação Institucional

26ª Reunião Ordinária: Comissão de Saúde e Saneamento