VISITA TÉCNICA

Comissão vai verificar acessibilidade na Escola Municipal Santo Antônio

Filas de espera, banheiros adaptados, material didático e distribuição de notebooks serão alguns dos itens observados

segunda-feira, 12 Setembro, 2022 - 08:00
Criança em cadeira de Rodas escreve em carteira escolar, em sala de aula, em frente a um quadro azul.

Foto Josi Dias Setasc/MT

A presença de rampas ou vias de locomoção acessíveis, material didático, alimentação e a atuação da direção são alguns itens importantes a serem verificados em escolas municipais que atendem crianças com deficiência. E é de olho nisso que a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo realizará, nesta terça-feira (13/9), às 9h30, visita técnica à Escola Municipal Santo Antônio, que fica na Rua Carangola, 288, Bairro Santo Antônio, Região Centro-sul de Belo Horizonte. Solicitada pela vereadora Professora Marli (PP), a visita tem como objetivo verificar se a escola está totalmente adaptada para receber alunos e alunas com deficiência.

Professora Marli relembra que, depois de ter visitado várias escolas municipais em 2021, está retornando às mesmas para verificar se as melhorias sugeridas por ela e pela Comissão de Educação foram feitas. A vereadora explica que as visitas técnicas para verificar as condições de acessibilidade das escolas municipais são promovidas a partir de demandas de pais e responsáveis de crianças portadoras de doenças raras. “Minha grande preocupação agora é a fila de espera, principalmente nas escolas que recebem alunos com qualquer tipo de deficiência”, disse, acrescentando que também verifica itens como quantidade de turnos ofertados e salas ocupadas com outras funções, sempre com o objetivo de alocar recursos para a unidade.

Acessibilidade das escolas, banheiros adaptados, material didático, distribuição de notebooks, o tempo investido pelas professoras, a atuação da direção, a presença de enfermeiros e a alimentação também são itens observados. “O meu papel é fiscalizar. Olho desde uma trinca no degrau das escadas até se os cartazes estão na altura para determinada faixa etária”, explicou, concluindo que está conseguindo um bom retorno da Secretaria de Municipal Educação.

Foram convidadas para acompanhar a visita a secretária Municipal de Educação, Ângela Dalben, e a diretora da Escola Municipal Santo Antônio, Sabrina Rebello Sasdelli. 
 
Ensino Especial
 
Na semana passada, a vereadora foi à Escola Municipal de Ensino Especial Frei José Leopoldo, que atende 114 alunos com deficiência. Localizada na Rua Clovis Cyrillo Limonge, 141, Bairro Havaí, Região Oeste, a escola é uma das três unidades em BH voltadas ao ensino de estudantes com deficiência. Ela tem turmas de 10 a 12 alunos, seis na parte da manhã e sete à tarde, e está se preparando para atender em tempo integral, por meio do Programa Escola Integrada. 

Durante a visita, Professora Marli chamou a atenção para a necessidade de aumentar a segurança dos alunos e se queixou de equipamentos sem condições de uso e de mato alto em torno do campo de futebol. A parlamentar acrescentou que iria fazer à Secretaria Municipal de Educação indicações como a de construção de uma sala multiuso, de um depósito para guardar material pedagógico e de uma sala de espera para os pais dos estudantes. 

Superintendência de Comunicação Institucional