TRANSPORTE

Vereadores querem informações sobre agentes de bordo retirados dos ônibus

Reclassificação de via no Bairro Jatobá tem parecer pela rejeição. Ampliação de atividades em via pública teve apreciação adiada

quinta-feira, 20 Outubro, 2022 - 18:30

Foto: Karoline Barreto/CMBH

Quantos agentes de bordo que exerciam a função no sistema de transporte público coletivo antes de sua retirada pelas empresas, se foram demitidos ou realocados e, nesse caso, em que postos de trabalho são questionamentos que a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário fará às concessionárias, conforme requerimento de Pedro Patrus (PT) aprovado nesta quinta-(20/10). O Projeto de Lei 382/2022, de Helinho da Farmácia (PSD), que altera de residencial para mista a permissividade de uso da Rua Iraci Sansão, no Bairro Jatobá, teve parecer desfavorável; no entendimento do relator, via não comportaria maior fluxo de veículos. Em 1º turno, o projeto segue para as próximas comissões de mérito. Foi adiada a apreciação do PL 408/2022, assinado por Patrus, Duda Salabert (PDT) e Irlan Melo (Patri), que altera, no Código de Posturas, a limitação de atividades que podem ser exercidas em logradouro público. Confira o resultado completo da reunião.

No pedido de informação, direcionado ao secretário de Governo, Josué Valadão, ao titular da Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob), André Dantas, e ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), Pedro Patrus quer saber, antes da retirada dos agentes de bordo, qual era o número total de trabalhadores ocupando esses cargos no transporte coletivo; quantos foram realocados em outras funções pelas empresas e quantos foram demitidos; quantos trabalham no sistema atualmente, quantos deles atuam dentro dos ônibus e quais são os outros postos de trabalho. O requerimento foi aprovado por unanimidade pelos integrantes da comissão. A retirada dos agentes de bordo pelas empresas, começando por algumas linhas e horários e estendendo-se à quase totalidade dos veículos do sistema, tem sido questionada desde o início pelo Legislativo de BH, que, repercutindo o descontentamento da população e dos motoristas, sempre se posicionou contra a medida.

Rua Iraci Sansão

Não obteve o aval da comissão, em 1º turno, o PL 382/2022, de Helinho da Farmácia, que propõe a alteração da classificação de uso quanto a permissividade da Rua Iraci Sansão, no Bairro Jatobá (Regional Barreiro), transformando-a em via mista (nas quais são admitidas atividades de médio impacto urbanístico, predominantemente conviventes com o cotidiano da vizinhança, com potencial de polarização de outras atividades econômicas). A justificativa do PL, mencionada no parecer, alega que a medida apenas adéqua, na legislação, a realidade já existente na rua, possibilitando que os comércios locais regularizem sua situação. Autor do relatório aprovado pelos colegas, Braulio Lara (Novo) considerou que, além de majoritariamente residencial, a via é estreita e de mão dupla, não comportando maior volume de trânsito; ele lembrou que os estabelecimentos que já existem podem solicitar o licenciamento de forma individual junto ao Conselho Municipal de Política Urbana (Compur), sem comprometer toda a vizinhança. Representante da Câmara no Compur, o vereador alegou que esses pedidos geralmente são aprovados, e que já comunicou essa possibilidade ao autor do PL.

O projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana; a próxima e última comissão a analisá-lo, antes que possa ser votado em Plenário, é a de Administração Pública.

Feirantes e ambulantes

Ampliar as atividades econômicas permitidas em praças e vias públicas da Capital, favorecendo a geração de emprego e renda na cidade, é o objetivo do PL 408/2022, de Duda Salabert, Irlan Melo e Pedro Patrus. O texto altera redação e acrescenta dispositivo ao Código de Posturas (Lei 8.616/2003), facultando ao Executivo a inclusão de novas modalidades de comércio e simplificando o licenciamento em finais de semana e feriados. Os signatários da proposta alegam que, “num momento tão delicado da economia”, desburocratizar e regularizar novas atividades em praças e logradouros, especialmente nos sábados, domingos e feriados, permite a complementação da renda e traze segurança aos trabalhadores. Antes da votação do pedido de diligência – pedido de informação por escrito, constante da pauta –, o relator Braulio Lara solicitou a transferência da apreciação do item para a próxima reunião. Após receber o parecer desta comissão, a proposição ainda vai ser analisada na de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor.

Visitas técnicas

Foram aprovadas ainda onze visitas técnicas, solicitadas por vários vereadores, para averiguar situações pontuais e buscar soluções para problemas de trânsito e circulação em diferentes vias da cidade. Na Regional Centro-Sul, serão visitados pontos específicos da Avenida Getúlio Vargas, na Savassi, e da Avenida Churchill, no Bairro Santa Efigênia; na Regional Oeste, as Ruas Minasgás, no Bairro Betânia, Doadora Eliane Stancioli, no Buritis, Augusto José dos Santos, no Estrela do Oriente, e as Avenidas Raul Mourão Guimarães, no Palmeiras, e Teresa Cristina, na altura do Betânia. Na Região Leste, os parlamentares vão verificar problemas pontuais na Rua Andaraí, no Bairro Nova Vista; e em dois trechos da Rua Souza Aguiar, nos BGairros São Geraldo e no Caetano Furquim; no Barreiro, está na rota da Comissão a Avenida Nélio Cerqueira, no Tirol. As datas, horários, locais, objetivos e convidados das visitas serão divulgados oportunamente. 

Assista à reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

34ª Reunião Ordinária: Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário