SAÚDE E SANEAMENTO

Vereadores solicitam previsão de nomeação de médicos aprovados em concurso

Detalhamento de profissionais e de reposição de estoques em Centro de Saúde, no Barreiro, também foi solicitado ao Executivo

quarta-feira, 5 Outubro, 2022 - 16:45
Dois vereadores participam de reunião, sentados à mesa.

Foto Abraão Bruck/CMBH

Pedido de informação sobre a previsão de nomeação dos aprovados no concurso da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) para os cargos efetivos das carreiras da Saúde, da área de atividades de Medicina e da Vigilância Sanitária foi aprovado na quarta-feira (05/10), pela Comissão de Saúde e Saneamento. A solicitação é de autoria de Duda Salabert (PDT) e endereçada à SMSA. Também foi aprovado pedido de informação de Nikolas Ferreira (PL) sobre o Centro de Saúde Carlos Renato Dias, localizado no Barreiro. O pedido é endereçado ao prefeito Fuad Noman e à secretária Municipal de Saúde, Cláudia Navarro. Endereçado à Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), pedido de informação de autoria de Braulio Lara (Novo) cobra explicações acerca de problemas em parte da rede de esgoto do Bairro Vila Suzana. Confira aqui os documentos e o resultado completo da reunião. 

Concursos e centro de saúde

A previsão de nomeação dos aprovados no concurso relativo ao Edital 01/2020 da SMSA para os cargos efetivos de Medicina (Saúde) e de Servidores da Vigilância Sanitária (Administração Direta) é tema de pedido de informação aprovado em reunião. De autoria de Duda Salabert, a solicitação é endereçada à SMSA e questiona sobre a possibilidade de que um calendário com as previsões das nomeações para os cargos mencionados seja publicizado. Salabert explica que o concurso foi realizado no 2º semestre de 2021, com o resultado tendo sido divulgado em abril deste ano. Apesar disso, até hoje, diversos cargos não foram nomeados. A parlamentar conclui ser importante a nomeação dos servidores “para fortalecer a saúde pública em nosso município”.

A partir da visita técnica realizada ao Centro de Saúde Carlos Renato Dias em agosto desse ano, Nikolas Ferreira apresentou pedido de informação por meio do qual cobra esclarecimentos referentes à unidade básica. Endereçado ao prefeito Fuad Noman e à secretária Municipal de Saúde, Cláudia Navarro, o requerimento solicita o quadro de profissionais existente no centro de saúde, especificando nome completo, cargo, carga horária exercida, além das datas e horários em que prestam atendimento. O vereador também pergunta como e com que frequência é realizada a reposição dos estoques de medicamentos do local.

Rede de esgoto

A Copasa é a destinatária do pedido de informação que trata da situação da rede de esgoto que atende a Rua Piracema e a Rua Lúcio Bitencourt, ambas no Bairro Vila Suzana, Região Oeste de Belo Horizonte. De autoria de Braulio Lara, o requerimento diz respeito a reivindicações de moradores. Segundo eles, na Rua Piracema, em frente à residência de n° 344, existe uma boca de lobo que constantemente deixa a rua alagada, enquanto uma residência situada na Rua Lúcio Bitencourt, n° 152, periodicamente recebe água com mau cheiro misturada com sangue de animais, possivelmente devido a algum entupimento na rede de esgoto local. O vereador conta que na Rua Modelo 371A3 existe um matadouro e, com as chuvas de 21 de setembro deste ano, alguns bueiros da região estouraram. Ele solicita o planejamento da Copasa para atuar na região, um cronograma de atuação e as ações previstas para resolver os problemas. Caso não haja ações a serem feitas a curto prazo, ele pede uma previsão de atuação futura nas ruas citadas, uma programação de vistorias periódicas para evitar a recorrência dos problemas mencionados, além de ações concretar para solucionar o problema ao longo do tempo.

Superintendência de Comunicação Institucional

34ª Reunião Ordinária - Comissão de Saúde e Saneamento