AUDIÊNCIA PÚBLICA

Desativação do Aeroporto Carlos Prates será debatida na próxima quinta

Além de ouvir população, parlamentares querem saber qual a destinação a Prefeitura dará ao local

terça-feira, 11 Abril, 2023 - 13:45
Imagem de um helicóptero no ar. é possível ver a cerca de segurança no local

Foto: Claudio Rabelo/CMBH

Desde o último dia 4 de abril, o Município é o responsável pela exploração do Aeroporto Carlos Prates. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) estabeleceu o prazo de dez dias para que as escolas de aviação ali situadas desocupem o espaço. O tema será debatido em audiência pública na Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços, nesta quinta-feira (13/4), às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes. O requerimento, assinado pelos vereadores Braulio Lara (Novo), Flávia Borja (PP), José Ferreira (PP), Irlan Melo (Patri) e Wesley Moreira (PP), solicita aos convidados que informem como vai se dar a desocupação e a posterior destinação do espaço, bem como os prazos estabelecidos. A audiência será transmitida ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube e a população poderá enviar perguntas, comentários e/ou sugestões por meio de formulário já disponível.

Ao reclamar que a desativação do Aeroporto Carlos Prates está sendo feita sem planejamento e sem organização, Irlan Melo destaca que trata-se de um clamor da sociedade, das pessoas que utilizam o local e que moram próximo. “A população quer saber o que vai ser feito no local. É importante entender que as coisas estão acontecendo sem planejamento e isso faz muita a diferença”, afirmou. Segundo o parlamentar, o objetivo é ouvir quem mora ou utiliza o local - “que são os principais interessados” - e conhecer as propostas da Prefeitura para a área.  “Vamos tentar buscar uma solução ou algum entendimento com a PBH, porque ela tem um prazo para informar o que será feito no local e é isso que vamos debater neste dia”, explicou. 

Foram convidados a participar do debate os superintendentes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Infraero; e os diretores das escolas de Aviação Civil Vel Air; Startlight; Minas Helicópteros; Ícaro Aviação; além dos presidentes da Empresa Bergs Aviação; do Aeroclube do Estado de Minas Gerais; e da Claro Aviação.
Também devem contribuir com o tema os secretários municipais de Política Urbana, João Antônio Fleury, e de Segurança de Prevenção, Genilson Ribeiro; o diretor-presidente da Urbel, Claudius Vinicius Leite Pereira; o coordenador da Regional Nordeste, Marcelo de Camargos Pereira; e a presidente da BHTrans, Júlia Gallo; além dos comandantes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos e do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária/CPR. 

Superintendência de Comunicação Institucional