LAGOA DA PAMPULHA

CPI marca oitiva do ex-prefeito Marcio Lacerda para o dia 6 de junho

Depoimento deve ocorrer na próxima terça-feira (6/6). Inquérito investiga contratos da PBH para despoluição da Lagoa

quarta-feira, 31 Maio, 2023 - 10:15

Foto: Karoline Barreto/CMBH

Vereadores que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Lagoa da Pampulha definiram por convidar o ex-prefeito de BH Marcio Lacerda para depor no inquérito que investiga os contratos assinados pelo Município para a despoluição da lagoa. O requerimento que pede a oitiva do ex-chefe do Executivo no dia 6 de junho, às 9h45, no Plenário Helvécio Arantes, foi aprovado em reunião extraordinária da comissão realizada na manhã quarta-feira (31/5). Também foi agendada nova data para novos depoimentos de Ricardo Aroeira, diretor de Gestão de Águas Urbanas, e Ana Paula Furtado, engenheira da mesma diretoria: dia 6 de junho, às 10h15 e às 10h45, respectivamente. Ambos deveriam ter sido ouvidos na reunião da CPI realizada no dia de ontem (30/5), mas não houve tempo hábil em razão da extensão do depoimento do secretário municipal de Governo, Josué Valadão. Para o relator da CPI na Câmara Municipal, vereador Braulio Lara (Novo), tanto o depoimento dos técnicos como o de Marcio Lacerda poderão contribuir para que a investigação avance no entendimento dos contratos realizados. Confira o resultado final da reunião.

Esclarecimentos

Marcio Lacerda foi eleito prefeito de BH após uma aliança do então prefeito Fernando Pimentel (PT) e com o governador Aécio Neves (PSDB). Lacerda assumiu o mandato em janeiro de 2009 e depois foi reeleito em 2012, deixando a cadeira do Executivo no final de 2016. No seu tempo à frente da PBH ao menos um contrato chegou a ser assinado para a despoluição da Lagoa da Pampulha.

À época da assinatura, o atual secretario de Governo, Josué Valadão, era quem chefiava a pasta de Obras. Questionado sobre a ineficiência do contrato, uma vez que na maior parte do tempo ele não entregou a classe 3 no nível de pureza da água, previsto na contratação, o gestor afirmou em depoimento que todas as decisões tomadas pela PBH foram baseadas em pareceres de seus técnicos. Para Braulio Lara, resta então saber do ex-chefe do Executivo porque mesmo sem ter havido a entrega da água na classe 3 os pagamentos ao Consórcio Pampulha Viva continuaram a serem feitos pela Prefeitura.

pedido de oitiva do ex-prefeito é assinado pelo relator e pelo presidente da CPI, Professor Juliano Lopes (Agir).

Chamados novamente

Também na pauta, foram aprovados requerimentos contendo horários para novos depoimentos de Ricardo Miranda Aroeira, diretor de Gestão de Águas Urbanas, e Ana Paula Fernandes Furtado, engenheira da mesma diretoria. Tanto Aroeira quanto Furtado já depuseram na CPI da Lagoa da Pampulha e são consideradas peças-chave no inquérito, já que estão há bastante tempo à frente da diretoria responsável pelos contratos de manutenção da lagoa.

Em 4 de abril o gestor afirmou aos parlamentares que relatórios do Instituto de Gestão de Água de Minas Gerais (Igam) comprovaram a eficiência das ações desenvolvidas pela Prefeitura para melhora na qualidade da água da Lagoa da Pampulha e recomendaram a continuidade dessas ações. Em outra oitiva, no dia 11 do mesmo mês, Aroeira foi confrontado por documentação apresentada pelo relator da CPI, onde o gestor sugeria a uma das empresas interessadas na licitação de serviços de despoluição apresentação de nova proposta, em que a classe da água teria o nível de pureza aumentado de 3 para 2. Na ocasião, o diretor de águas disse não se lembrar do e-mail.

Já a servidora Ana Paula Furtado depôs na CPI em 18 de abril e afirmou que, no tempo em que está à frente do contrato, o Consórcio conseguiu entregar a classe 3 de pureza da água e que quando isso não foi possível, em quatro episódios até o momento, a empresa foi glosada, ou seja, não recebeu pagamento pelos serviços contratados.

Para o relator, entretanto, os novos depoimentos dos servidores devem contribuir para avançar em pontos ainda não esclarecidos nas investigações. Os novos pedidos de oitivas foram assinados por Braulio Lara e Professor Juliano Lopes e devem ocorrer também na terça-feira, no Plenário Helvécio Arantes, às 10h15 (Ricardo Aroeira) e 10h45 (Ana Paula Furtado).

Além dos parlamentares citados, participaram da reunião, a vereadora Flávia Borja (PP) e os vereadores Irlan Melo (Patri), Jorge Santos (Republicanos) e Sérgio Fernando Pinho Tavares (PL).

Assista à íntegra da reunião.

Superintendência de Comunicação Institucional

23ª Reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI - Lagoa da Pampulha