Plenário

Vereador pede que ações de limpeza e fiscalização na Lagoinha sejam permanentes

Operação da PBH que mobilizou diferentes órgãos atacou problemas crônicos da região, apontados pela Câmara e pela comunidade local

sexta-feira, 9 Fevereiro, 2024 - 19:15

Foto: Karoline Barreto/CMBH

“É preciso reconhecer as coisas boas, e não apenas criticar”, afirmou Braulio Lara (Novo) na reunião plenária desta sexta (9/2), ao parabenizar a Prefeitura de BH pela ação conjunta de agentes de limpeza urbana, fiscalização e segurança no Bairro Lagoinha, na Região Noroeste da capital. A operação autuou descarte irregular, desobstruiu vias e removeu toneladas de lixo. Ele alertou, no entanto, que o Município já devia ter atuado sobre esses problemas, apontados há bastante tempo por moradores e comerciantes, e constatados por parlamentares em visitas técnicas e audiências públicas. Outros pronunciamentos defenderam o armamento adequado da Guarda Municipal para enfrentar a criminalidade e a retirada de um abrigo de ônibus que divide espaço com a ciclovia na orla da Pampulha, pondo em risco a segurança de ciclistas e pedestres. Reajuste dos servidores da Câmara foi aprovado em 1º turno.

“A CPI está dando resultados”, celebrou Braulio Lara ao comentar a ação conjunta da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), Subsecretaria de Fiscalização, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar na Lagoinha. Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito que apurou a situação atual e o atendimento prestado à população em situação de rua no Município, o vereador afirmou que o acúmulo de lixo e entulho em vias e praças, o descarte e o comércio irregular de materiais e a ocupação desordenada de ruas e praças por pessoas em situação de rua foram constatados e relatados pelo colegiado durante os trabalhos, que incluíram visitas técnicas a espaços e equipamentos públicos da região.  

Citando outras prefeituras, conforme apuração da CPI, ele reforçou a necessidade de uma cidade mais organizada. “Em Belo Horizonte, pelo amor de Deus! Ninguém aguenta mais a desordem, a falta de dignidade”, protestou, mencionando a transformação de espaços públicos, como o cruzamento das Avenidas do Contorno e Nossa Senhora do Carmo, na Savassi, em locais de residência. Braulio defendeu que essas pessoas sejam encaminhadas a abrigos, albergues, ou incluídas em programas de bolsa-moradia e aluguel social. “Os equipamentos de assistência social estão abertos, prontos para receber essas pessoas", afirmou.

Acidente com ciclista

Praticante de ciclismo na orla da Lagoa da Pampulha, Jorge Santos (Republicanos) reforçou pedido de remoção de um abrigo de ônibus instalado entre a ciclovia e a pista da Avenida Otacílio Negrão de Lima, solicitada há meses pelos praticantes do esporte. Exibindo um vídeo gravado em outubro, ele relatou o acidente ocorrido no local, onde as bicicletas são obrigadas a dividir o espaço com as pessoas: ao desviar de um pedestre, um dos ciclistas do pelotão acabou colidindo com o assento de metal, se ferindo gravemente. Outro vídeo mostra um morador de rua adormecido no meio da ciclovia. O vereador disse que já tentou levar a questão ao prefeito e ao secretário de Governo, mas não está sendo atendido. “Se morrer alguém, a culpa vai ser deles”, alertou.

Armamento da Guarda Municipal

Cleiton Xavier (PMN) chamou a atenção do poder público e da população para a necessidade de garantir condições de trabalho mais adequadas à Guarda Civil Municipal, num momento em que a cidade se prepara para receber milhões de turistas para “um dos maiores eventos do país”. Relatando um atentado a tiros cometido ontem contra uma base da Polícia Civil por traficantes do Morro do Papagaio, ele manifestou preocupação com os 500 agentes da Guarda que, além da vigilância em escolas e postos de saúde, colaboram no policiamento preventivo da cidade. “A Secretaria de Segurança e Prevenção e a Prefeitura não estão levando a segurança pública a sério”, alertou, defendendo o treinamento e armamento da corporação.

“Contas no azul”

O Plenário aprovou por unanimidade, em 1º turno, o PL 838/2024, da Mesa Diretora - Gabriel Sousa Marques de Azevedo (sem partido), presidente; Professor Juliano Lopes (Agir), 1º vice-presidente; Wesley Moreira (PP), 2º vice-presidente; Marcela Trópia (Novo), secretária geral; Ciro Pereira (PRD), 1º secretário; e Flávia Borja (PP), 2ª secretária -, que promove o reajuste da remuneração dos servidores da Casa. Gabriel salientou que as contas estão “no azul” porque o dinheiro do povo é tratado com respeito; em 2023, a Câmara economizou e devolveu para a Prefeitura mais de R$ 140 milhões. Em nome dos 41 vereadores, ele agradeceu e elogiou a dedicação e o preparo do “melhor quadro de servidores de legislativo municipal do Brasil”.

O PL 721/2023, de Professora Marli (PP), que propõe medidas para assegurar a acessibilidade da pessoa com deficiência auditiva a cargo ou emprego provido por concurso, foi retirado de pauta por requerimento da autora.

Superintendência de Comunicação Institucional