AUDIÊNCIA PÚBLICA

Ações para inclusão em escola do Barreiro serão tema de debate na quarta (19/6)

EM Padre Flávio Giammetta oferta educação infantil e ensino fundamental. Necessidade de monitores e capacitação estão na pauta

segunda-feira, 17 Junho, 2024 - 11:45

Foto: Karoline Barreto/CMBH

Debater as ações para promover a inclusão e gerar uma educação de qualidade na Escola Municipal Padre Flávio Giammetta, no Barreiro. Este é o objetivo da audiência pública que a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo realiza na quarta-feira (19/6), às 9h30, no Plenário Helvécio Arantes. Solicitado por Ciro Pereira (Republicanos), o encontro deve discutir, dentre outros pontos, a necessidade de monitores para os estudantes; treinamentos e capacitação desses profissionais, além de campanhas de conscientização sobre autismo e inclusão. A audiência será transmitida ao vivo pelo canal da CMBH no YouTube, e a população pode participar enviando perguntas, comentários e/ou sugestões por meio de formulário já disponível.

Potencial máximo de cada aluno

A Escola Municipal Padre Flávio Giammetta fica na Rua Sebastião Maria da Silva, nº 175, no Bairro Barreiro, e, além dos anos regulares do ensino fundamental (1º ao 5º), oferece também a educação infantil e a escola integrada. Segundo Ciro Pereira, a inclusão escolar não apenas garante os direitos das crianças com necessidades especiais, mas também enriquece o ambiente de aprendizado, favorecendo a convivência e o respeito às diferenças desde cedo. “Discutir essas questões permite a criação de políticas e práticas educacionais que atendam às diversas necessidades, garantindo que cada aluno possa desenvolver seu potencial ao máximo”, descreveu ao justificar o pedido de audiência.

Representantes da Diretoria Regional de Educação Barreiro e da Secretaria Municipal de Educação foram convidados para o encontro, que deve debater ainda o funcionamento do suporte à criança com necessidades especiais; a reserva de vagas e a necessidade de profissionais de fonoaudiologia e psicologia nas escolas para acompanhamento dos alunos especiais.

Superintendência de Comunicação Institucional