SAÚDE E SANEAMENTO

Comissão quer saber da Prefeitura porque falta vacina contra catapora em BH

Disponibilidade de médicos especialistas na rede pública de saúde e obras da UPA Pampulha também estão entre os questionamentos

quarta-feira, 19 Fevereiro, 2025 - 16:15
Vereadores no Plenário Helvécio Arantes

Foto: Dara Ribeiro/CMBH

A Comissão de Saúde e Saneamento aprovou, em reunião realizada nesta quarta-feira (19/2), pedido de informação a respeito da falta da vacina contra a varicela, popularmente conhecida como catapora, nos postos de saúde da cidade. O colegiado também quer obter informações sobre a disponibilidade de profissionais médicos na rede pública de saúde e sobre a previsão das obras da UPA Pampulha. Os pedidos de informação se destinam ao prefeito em exercício, Álvaro Damião, à Secretária Municipal de Saúde e à Secretaria Municipal de Governo. A comissão aprovou ainda a realização de duas audiências públicas, sobre estratégias eficazes para a prevenção da morte súbita e a respeito de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no SUS de BH. Confira o resultado da reunião.

Após relatos da população, os parlamentares aprovaram pedido de informação destinado à Prefeitura de Belo Horizonte sobre o desabastecimento da vacina contra catapora nos postos de saúde da capital. O requerimento, assinado por Loíde Gonçalves (MDB), questiona desde quando o imunizante está em falta e qual a estimativa de prazo para normalização do estoque. A Secretaria Municipal de Saúde ainda deve esclarecer quais ações estão sendo adotadas para resolver a situação e se existem medidas para garantir que crianças que já ultrapassaram a faixa etária para a primeira dose da vacina, ou dose de reforço, possam ser atendidas.

Disponibilidade de profissionais

A disponibilidade de profissionais médicos na rede pública de saúde, incluindo unidades do SUS, hospitais municipais e hospitais conveniados também está entre os questionamentos aprovados pela comissão. O pedido de informação busca obter esclarecimentos sobre a atual estrutura de atendimento nas especialidades de psiquiatria, neuropediatria e pediatria, considerando a crescente demanda por serviços médicos especializados. Diego Sanches (Solidariedade), autor do requerimento, destaca que “a presença desses profissionais é essencial para garantir a assistência adequada e contínua às pessoas com deficiência, em especial àquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”.

A Comissão de Saúde e Saneamento aprovou ainda pedido de informação a respeito da previsão das obras da UPA Pampulha. Destinado à Secretaria Municipal de Governo e à Secretaria Municipal de Saúde, o requerimento de autoria de Dr. Bruno Pedralva (PT) questiona qual o novo cronograma para o início e conclusão das obras da unidade, considerando que a previsão de início anterior era para fevereiro deste ano. O colegiado também quer obter a confirmação da construção na atual sede da Gerência Regional de Manutenção Pampulha e, em caso afirmativo, saber onde a gerência será realocada.

O presidente da Comissão de Saúde e Saneamento, José Ferreira (Pode), relatou que boa parte dos usuários da Região Noroeste procuram atendimento na UPA Pampulha, "o que causa uma superlotação o atendimento". "Hoje, a gente vê uma necessidade muito grande de que essa UPA seja construída e possa resolver a questão”, afirmou.

Audiências públicas

Os parlamentares também aprovaram a realização de duas audiências públicas. No dia 26 de março, a comissão vai debater sobre estratégias eficazes para a prevenção da morte súbita e a ampliação do acesso ao Desfibrilador Externo Automático (DEA). Já no dia 2 de abril o colegiado debate a execução do Programa de Homeopatia, Acupuntura e Medicina Antroposófica (Proahma) e a oferta das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no SUS de BH. As audiências acontecem a partir das 13h, no Plenário Helvécio Arantes, e são abertas ao público.

Assista à íntegra da reunião.

Superintendência de Comunicação Institucional

Audiência pública para debater o fechamento do Hospital Maria Amélia Lins e o adiamento de cirurgias ortopédicas no SUS-BH - 2° Reunião Ordinária: Comissão de Saúde e Saneamento