DIREITOS HUMANOS

Grupo divide biênio e elege dois presidentes: Juhlia Santos e Pedro Patrus

Primeiro ano terá Juhlia Santos no comando; Pedro Patrus assume em 2026. Vice-presidência fica com Pedro Rousseff nos dois anos

terça-feira, 4 Fevereiro, 2025 - 12:30

Abaão Bruck / CMBH

Em reunião realizada nesta terça-feira (4/2), a Comissão de Direitos Humanos, Habitação, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor optou por dividir a presidência do colegiado no biênio 2025/2026. Juhlia Santos (Psol) assume o cargo no primeiro ano. Já em 2026, a comissão será presidida por Pedro Patrus (PT). O vice escolhido para os dois anos foi Pedro Rousseff (PT). As definições foram aprovadas por unanimidade. Os membros definiram ainda que os encontros semanais acontecerão às terças-feiras, a partir das 10h, no Plenário Helvécio Arantes.

Juhlia Santos iniciou o mandato agradecendo a confiança e o companheirismo dos colegas. A vereadora destacou que o combate à discriminação, o respeito à diversidade, a integralidade e uma gestão transparente, democrática e participativa serão os princípios adotados na condução dos trabalhos da comissão. Juhlia Santos ainda frisou a representatividade feminina e a necessidade de se avançar cada vez mais nesse processo de reparação.

“Espero que nestes dois anos a gente tenha um ótimo trabalho. Fico muito feliz com essa composição da comissão, e tenho certeza de que nós vamos chegar ao final desse mandato, desses dois anos, cumprindo o que nos dispomos que é esse compromisso principalmente com a população de Belo Horizonte”, ressaltou Juhlia.                                                                                                               

Eleito presidente da comissão no segundo ano do biênio, Pedro Patrus destacou a maturidade dos membros e a importância do colegiado. “Desde que entrei, em 2013, faço questão de estar nessa comissão porque eu acredito que ela é uma comissão fundamental para a cidade de Belo Horizonte [...] É aqui que a gente trata de assistência social, é aqui que a gente trata a segurança alimentar. É aqui que a gente trata do direito do consumidor, da questão da moradia. Então é uma comissão fundamental para as pessoas que mais precisam”, afirmou o vereador.

As reuniões das comissões são abertas à participação popular e também podem ser acompanhadas pelo canal da Câmara no YouTube.

Assista à íntegra da reunião.

Superintendência de Comunicação Institucional

1ª Reunião Extraordinária - Comissão de Direitos Humanos, Habitação, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor