Regulamentação das feiras de food trucks será tema de debate nesta quarta (7/5)
Alternativas de lazer e promoção da cultura local, os eventos exigem infraestrutura adequada para feirantes e usuários

Foto: Agencia Brasília/Segov
A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo reunirá representantes do poder público, empreendedores, moradores e especialistas nesta quarta-feira (7/5), às 9h15, no Plenário Helvécio Arantes, para debater a regulamentação e a valorização das feiras de food trucks e outras iniciativas de inclusão produtiva na cidade. Requerente da audiência, a vereadora Trópia (Novo) pretende abordar questões como a atual estrutura das feiras, suas necessidades, possibilidades de expansão e o papel que exercem na economia local. O encontro é aberto ao público e pode ser acompanhado presencialmente, no Plenário Helvécio Arantes, ou ao vivo pelo portal CMBH e pelo canal da Câmara no YouTube.
Segundo a parlamentar, as feiras de food trucks têm se consolidado como importantes pontos de encontro e lazer em Belo Horizonte, promovendo a cultura local e a convivência entre moradores e visitantes, além de criarem oportunidades de geração de renda para pequenos empreendedores. No entanto, “a regulamentação, a infraestrutura e a articulação entre os diferentes órgãos públicos são fundamentais para garantir o bom funcionamento dessas feiras e a segurança dos frequentadores”, afirma Trópia.
A vereadora lembra que, em março de 2024, a Prefeitura de Belo Horizonte autorizou a criação das chamadas Feiras de Inclusão Produtiva, que ampliam as possibilidades de atuação de trabalhadores informais, artesãos e pequenos comerciantes. “A proposta representa um avanço importante para a cidade, e, por isso, é necessário promover um debate mais amplo e participativo sobre os desafios e oportunidades relacionados a essas iniciativas”, conclui.
Participantes
Para discutir essas questões, foram convidados os secretários municipais de Governo e de Política Urbana, Guilherme Daltro e Leonardo Amaral Castro; e os chefes das Administrações Regionais Nordeste, Oeste e Pampulha, Marcelo Pereira, Luciane Carvalhais e Neusa Fonseca. Também devem participar do debate os empreendedores José Alfredo da Silva, do ‘Chopp Artesanal do Zé’; Roberta Abdalla Miranda, do ‘Nutri Track’; Bruno Ribeiro, da ‘Kombi Krug Bier’; Fabrício Gomes de Azevedo, do ‘Longhorn Steack truck’ e Guilherme Simões de Oliveira, do ‘Doutor Cevada’.
Superintendência de Comunicação Institucional