PL que propõe internação involuntária de usuários de drogas em debate na terça (30)
Diante de matéria controversa, debate pretende subsidiar último parecer de comissão antes de votação em 1º turno pelo Plenário

Foto: Cláudio Rabelo/CMBH
A permissão para internação voluntária e involuntária de usuários e dependentes de drogas em rede de atenção à saúde, proposta pelo Projeto de Lei (PL) 174/2025, será debatida em audiência pública pela Comissão de Orçamento e Finanças Públicas na próxima terça-feira (30/9). Como a matéria recebeu parecer favorável na Comissão de Saúde e Saneamento e parecer pela rejeição na Comissão de Direitos Humanos, Habitação, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor, Braulio Lara (Novo), autor do PL, solicitou a audiência com o objetivo de subsidiar a produção do parecer desta que será a última comissão a analisar a proposição antes que ela vá a Plenário, em 1º turno. O evento está marcado para as 9h30, no Plenário Camil Caram e pode ser acompanhado presencialmente ou de forma remota pelo portal ou canal da CMBH no YouTube.
Segunda audiência sobre o tema
O PL 174/2025 estabelece que o tratamento do usuário ou dependente químico deverá ser ordenado na rede de atenção à saúde de Belo Horizonte e que, quando não houver consentimento do dependente, a internação poderá se dar a pedido de familiar ou de servidor público da saúde ou assistência social. Esta é a segunda audiência pública sobre o tema. Braulio Lara lembra que, no início da tramitação do PL, a Comissão de Direitos Humanos também tratou do tema.
"Na oportunidade, a comissão ouviu apenas um lado da história. Agora, ouviremos as pessoas que entendem ser importantíssimo existir a internação involuntária para os dependentes químicos, porque esse assunto se conecta com vários problemas sociais, inclusive com o problema das pessoas que moram nas ruas", diz Braulio.
O texto ainda será apreciado pela Comissão de Orçamento e Finanças Públicas antes de ir a Plenário. Para ser aprovado em 1º turno e seguir tramitando o PL precisa do voto favorável da maioria dos vereadores (21).
Convidados
Foram convidados a contribuir com o debate representantes da Prefeitura de Belo Horizonte; da Polícia Militar; e da sociedade civil organizada que atuam com esse público específico. A presidente da Associação de Moradores e Comerciantes da Lagoinha, Cida Dantas; e o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de BH (CDL-BH), Fausto lzac, também estão entre os convidados.
Superintendência de Comunicação Institucional