MEIO AMBIENTE

Comissão quer ouvir Copasa sobre desabastecimento em bairros do Barreiro

Mais de 20 bairros estariam sendo afetados pela falta de água. Empresa tem até 30 dias para enviar resposta aos questionamentos

segunda-feira, 3 Novembro, 2025 - 17:15
Torneira pingando

Foto: Pixabay

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) deverá enviar informações à Câmara Municipal de Belo Horizonte sobre a ocorrência de episódios de desabastecimento de água em bairros da Região do Barreiro. A Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana aprovou na tarde desta segunda-feira (3/11) pedido de informação que trata do assunto. O documento enviado por meio da comissão é assinado por Pedro Rousseff (PT). Segundo o requerimento, a falta de água estaria afetando mais de 20 bairros e impactando a vida de centenas de famílias. A empresa de abastecimento tem até 30 dias para enviar resposta à solicitação. Confira o resultado completo da reunião.

Água somente após 22h

O requerimento de comissão assinado por Pedro Rousseff e enviado à Copasa foi aprovado por todos os membros do colegiado presentes à reunião – Iza Loureça (Psol), Janaina Cardoso (Uniião) e Wanderley Porto ( PRD). No documento, o parlamentar do PT ressalta que moradores de bairros como Milionários, Araguaia e Bonsucesso relatam interrupções no fornecimento de água, com disponibilidade apenas em horários noturnos, geralmente após as 22h. Ainda segundo Pedro Rousseff, em condição ainda mais crítica, diversas comunidades estão enfrentando ausência total ou quase total de fornecimento, mesmo com o uso de caminhões-pipa, “o que tem comprometido de forma severa o cotidiano das famílias".

Localidades afetadas

Ainda de acordo com o documento, as localidades afetadas incluem os bairros Camilo Torres; Castanheira; Comunidade Camilo Torres; Comunidade Irmã Dorothy; Distrito Industrial do Jatobá; Eliana Silva; Ernesto do Nascimento; Independência; Independência III e IV Seção; Jardim do Vale; Jatobá; Mineirão; Olaria; Petrópolis; Santa Cecília; Santa Rita; Vale do Jatobá; Vila Castanheira; Vila Formosa; Vila Independência I; Vila Petrópolis; Vila Pinho e Vitória da Conquista. A resposta ao questionamento feito pela comissão deve ser enviada em até 30 dias.

Superintendência de Comunicação Institucional