NOVO PARLAMENTAR

Vereador Rubão toma posse na CMBH após licença de Lucas Ganem

Parlamentar empossado é primeiro suplente do Pode; substituição está prevista na Lei Orgânica do Município

terça-feira, 6 Janeiro, 2026 - 15:30
Professor Juliano Lopes e Fernanda Pereira Altoé ao lado do vereador recém empossado Rubão

Foto: Cláudio Rabelo/CMBH

Rubem Rodrigues de Oliveira Junior, que adotará o nome parlamentar de Rubão (Pode), foi empossado vereador nesta terça-feira (6/1), no Salão Nobre da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). Rubão substitui Lucas Ganem (Pode), que pediu licença de 121 dias do cargo em meio à investigação de denúncia que pede a cassação de seu mandato por infração político-administrativa. A substituição está prevista na Lei Orgânica do Município para prazos superiores a 120 dias. Estiveram presentes na posse o prefeito de Belo Horizonte em exercício, Professor Juliano Lopes, e a presidente em exercício da CMBH, Fernanda Pereira Altoé (Novo), além de apoiadores de Rubão e outros parlamentares. 

“Minha ideia é continuar fazendo o mesmo que vinha fazendo há 4 anos, trabalhando em prol da sociedade, em prol de Belo Horizonte. Não tenho bandeira única. Minha bandeira é trabalhar para todos, e trabalhar em prol das votações que sejam de melhorias para Belo Horizonte”, disse Rubão. 

Suplente de Ganem

A denúncia contra Lucas Ganem foi recebida pela Câmara de Belo Horizonte no início de dezembro, quando também foi formada uma Comissão Processante composta por Helton Junior (PSD), presidida por Bruno Miranda (PDT) e com Edmar Branco (PCdoB) como relator. 

Assinada pelo advogado Guilherme Augusto Soares, a denúncia alega fraude na documentação apresentada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) para comprovar residência na capital, e aponta ainda a existência de inquérito policial federal que apura delito eleitoral; uma ação de impugnação do mandato eletivo em trâmite perante à Justiça Eleitoral; além de notícia de fato junto ao Ministério Público de Minas Gerais quanto ao uso irregular de assessores lotados na administração pública.

Lucas Ganem apresentou defesa prévia no processo e também requereu licença para tratar de interesse particular, sem remuneração, pelo prazo de 121 dias. Como o afastamento é superior a 120 dias, o pedido resultou na convocação de Rubão, que é o primeiro suplente do partido.

A Comissão Processante realizará sua primeira reunião na próxima quinta-feira (8/1) para apreciar o parecer pelo prosseguimento da apuração ou arquivamento da denúncia, além de 10 requerimentos relacionados ao processo. O relator Edmar Branco opinou pela continuidade do processo disciplinar, argumentando que as alegações da defesa não são suficientes para afastar a "existência de justa causa” para o prosseguimento da apuração. 

Sobre Rubão

Para tomar posse, Rubão deixou o cargo de secretário municipal de Esportes e Lazer, com sua exoneração publicada nesta terça-feira (6/1) no Diário Oficial do Município

Rubem Rodrigues de Oliveira Junior é natural de Belo Horizonte, nascido em 1976. Ele já foi vereador entre 2021 a 2024, quando eleito para seu primeiro mandato com 3.788 votos. A Lei 11827/2025, que institui o Programa Jovem Atleta, veio de projeto de lei assinado por ele. Outra de suas iniciativas é a Lei 11716/2024, que institui campanha permanente sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da depressão e dos transtornos de ansiedade e de pânico. Nas eleições de 2024, Rubão concorreu pelo Pode e obteve 7.970 votos.

Superintendência de Comunicação Institucional

Posse vereador Rubão