AUDIÊNCIA PÚBLICA

Ciclovia da Afonso Pena e segurança no uso da bike em BH em pauta

Reunião será nesta quarta (26/6) e deve ouvir entidades. Morte de ciclistas e responsabilidades do poder público serão abordadas

terça-feira, 25 Junho, 2024 - 11:30

Fonte: Cláudio Rabelo/CMBH

O uso da bicicleta para promoção do lazer e do esporte no município será debatido em audiência pública na Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, nesta quarta-feira (26/6), às 9h30, no Plenário Camil Caram. Solicitado por Cida Falabella (Psol), o encontro deve discutir o tema a partir de três pontos: as obras da ciclovia na Avenida Afonso Pena; as circunstâncias e responsabilidades do poder público no falecimento do ciclista Fabrício Almeida e na queda e consequente falecimento do ciclista Hegler Quirino, após a dispersão do Bloco da Bicicletinha, durante o Carnaval de 2024; bem como a necessária obra de melhoria e segurança da mureta de proteção do Rio Arrudas, na pista de caminhada na Avenida dos Andradas. A audiência pública será transmitida ao vivo pelo canal da CMBH no YouTube e os interessados podem encaminhar dúvidas, comentários e sugestões por meio de formulário disponível.

Ouvir e acolher críticas

Segundo requerimento assinado por Cida Falabella, as mortes ocorridas não seriam casos isolados e exemplificam situações graves na capital mineira envolvendo ciclistas que ganharam ampla repercussão e que demandam o empenho do Legislativo por medidas de segurança para as pessoas que fazem uso da bicicleta em BH. Assim, explica, o objetivo do encontro é “ouvir e acolher as ponderações, críticas, movimentos, associações, grupos ciclísticos e entidades que atuam com e para o estímulo ao uso da bike na cidade”.

Para o encontro, além de representantes de órgãos do Executivo Municipal (BHTrans, Sudecap, Guarda Civil), são esperados integrantes do Bloco da Bicicletinha e da Associação dos Ciclistas Urbanos de BH (BH em Ciclo) e dos coletivos Terça das Manas; GiroRua; Ciclorrota; Mobilidade Ativa e Saúde; Inconfidentes Pedalantes; Minha BH e Nossa BH.

Superintendência de Comunicação Institucional