SAÚDE
Projeto visa reduzir mortalidade neonatal

quinta-feira, 19 Fevereiro, 2009 - 21:00


De acordo com o artigo 1º do projeto, ficam compulsoriamente incluídas no exame pré-natal, no município de Belo Horizonte, em serviços públicos ou privados, as culturas com antibiograma de espécimes biológicas (urina, secreção vaginal e cultura de fezes) no período gestacional entre 35-37 semanas, para a prevenção mediante quimioprofilaxia (medidas preventivas contra a enfermidade em questão, com uso de substâncias químicas), com finalidade de erradicação da bactéria streptococcus beta hemolítico para redução da morbi-mortalidade por sepse neonatal.
Ainda segundo o projeto, no momento da realização das culturas será observada também a incidência de bastonetes gram-negativos causadores de sepsis e diplococcus gram-negativos, que provocam oftalmia neo-natal com cegueira.
Segundo o vereador Ronaldo Gontijo, adotando esses procedimentos nos serviços de saúde em Belo Horizonte estaremos dando passo significativo para a redução de mortes neonatal e/ou complicações de saúde como cegueira”.
Informações no gabinete do vereador Ronaldo Gontijo (3555-1178/3555-1179) e na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1216).