AUDIÊNCIA PÚBLICA

Encontro vai discutir destino dos acervos audiovisual e de arte da Pampulha

Transferência da sede MIS pode comprometer patrimônio cultural. Peças do MAP estão em galpão e não há calendário de exposições

sexta-feira, 12 Maio, 2017 - 12:15

Foto: Rafa Aguiar / CMBH

Limitações de espaço e de infraestrutura no Cine Santa Tereza preocupam funcionários, gestores culturais e parlamentares, diante da notícia de que o pequeno local será o novo abrigo de todo o acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS), que será retirado do atual casarão histórico na Av. Álvares Cabral. Os impactos da mudança serão debatidos em audiência pública da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo na próxima segunda-feira (15/5), a partir das 19h, no Plenário Helvécio Arantes. A reunião também abordará a situação em que se encontra o acervo do Museu de Arte da Pampulha (MAP), que está armazenado em galpão de transporte, sem o acondicionamento necessário à preservação das peças.

Solicitada pelos vereadores Pedro Patrus (PT) e Arnaldo Godoy (PT), a audiência acontecerá em decorrência de duas visitas técnicas já realizadas pela comissão no início desta semana. Patrus explica que, em visita ao MIS na última segunda-feira (8/5), foi apurado que um grande volume do acervo da unidade, em especial os filmes que são armazenados em condições próprias para restauração, não terá espaço adequado na nova unidade de destino, o Cine Santa Tereza. Além disso, muitos funcionários estão apreensivos com a possibilidade de serem dispensados. A intenção é escutar o poder público e buscar sensibilizá-lo sobre essa decisão, considerada “extrema e muito imediata”.

Museu de Arte da Pampulha

Em visita técnica ao MAP na última terça-feira (9/5), a comissão verificou a precariedade da situação expográfica do museu. Conforme anunciado pelo gestor da unidade, Carlos Henrique Bicalho, há pelo menos 10 anos o MAP vem sofrendo com a falta de atualização de repasses de recursos e, “de um tempo pra cá, com cortes radicais do orçamento que chegam a 150%”. Diante disso, a unidade não consegue manter uma exposição permanente ou realizar um bom volume de exposições temporárias. Dono de um acervo imensurável, o MAP possui, hoje, parte dele armazenado em um galpão de transporte que pertencente à PBH, outra no Mercado Distrital Santa Tereza, o que favorece a danificação das peças.

Convidados

A audiência deve contar com as presenças do secretário municipal de Governo, Paulo Lamac, e de representantes da Fundação Municipal de Cultura, da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público do Estado de Minas Gerais, do Museu da Imagem e do Som (MIS) e do Museu de Arte da Pampulha (MAP).

Superintendência de Comunicação Institucional